Todas as Coisas fala de tráfico de pessoas

O Todas as Coisas da TV Brasil Central (canal 13 de sinal aberto digital; Sky 313; e Net 520) vai abordar nesta segunda-feira, dia 12, um assunto que exige a mobilização de toda a sociedade: o tráfico de pessoas. O programa é apresentado pelas jornalistas Susete Amâncio e Darmélia Barbosa, e começa às 19 horas.

O tráfico de pessoas é a retirada da pessoa de seu ambiente, de sua cidade e até do seu país, para fins de exploração sexual, trabalho equivalente ao de escravo, extração de órgãos humanos, adoção ilegal de crianças e vários outros. É um crime que faz muitas vítimas em todo o mundo. Por isso, no Brasil foi criado o Disque 100 ou 180 para denúncia.

No País, a Lei de Tráfico de Pessoas, de 2006, se transformou em um importante instrumento normativo de enfrentamento a esse tipo de crime, que movimenta cerca de US$ 30 bilhões. Trata-se de um dos crimes mais rentáveis, após o tráfico de drogas e de armas.

Embora as estatísticas nacionais não sejam precisas, pelo menos 170 casos foram registrados em território brasileiro no ano passado, segundo dados da Ouvidoria do Disque 100, um dos canais de denúncias do governo federal.

Coração Azul

Todo ano, desde 2013, no mês de julho, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes lança a campanha Coração Azul. O objetivo é mobilizar, em todo o mundo, ações de alerta, ajuda e prevenção de novas vítimas do tráfico de pessoas.

No Brasil, a campanha é coordenada pelo Ministério de Justiça. Em Goiás, na última semana de julho, o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, promoveu seminário. Seu propósito é mobilizar toda a sociedade e as instituições públicas e privadas, para dar mais atenção e espaço às ações de enfrentamento ao crime de tráfico humano.

Para detalhar essas ações, as apresentadoras do Todas as Coisas, Susete Amâncio e Darmélia Barbosa, vão receber no estúdio mestre em Direitos Humanos e integrante do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, a professora Katiúscia Costa; a psicóloga e presidente do Fórum de Transexuais de Goiás, Beth Fernandes; e a representante do Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos, Malu Moura.

O telespectador pode participar do bate-papo enviando mensagens e perguntas pelo WhatsApp (62) 99673 4567. O programa é ao vivo, nesta segunda-feira, 12, a partir das 19 horas, na TV Brasil Central/TV Cultura canal 13 ou na NET canal 520.

O Todas as Coisas pode ser acompanhado também ao vivo pelo Facebook (/tvbrasilcentral) da TBC e depois na playlist da emissora no Youtube (www.youtube.com/tvbrasilcentral).

ABC Digital

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo