Multivacinação segue em todos os municípios para crianças e adolescentes

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) segue com a campanha de incentivo à vacinação contra poliomielite para menores de 5 anos de idade e também para atualização da Caderneta de Vacinação de crianças e adolescentes. Até esta segunda-feira (29), foram 80.045 doses aplicadas contra a paralisia infantil em crianças de até 4 anos.
 
O número, mesmo sendo muito celebrado pelo titular da SES-GO, precisa ser melhorado, a quantidade representa 19,73% da cobertura vacinal das crianças desta idade. Dados da pasta mostram que, nos últimos anos, as coberturas vacinais de todas as vacinas estão bem abaixo de 95%, meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS).
 
“A Xô Dodói foi desenvolvida pensando no público infantil. É uma campanha lúdica e carinhosa. É importante que as crianças saibam que precisam e merecem ser vacinadas”, pontuou o secretário. A SES conta com o apoio das entidades da sociedade civil e principalmente, de professores e gestores municipais de educação e saúde para disseminar a campanha.
 
Dia D
Com apoio dos municípios e entidades, o Dia D da Campanha de Multivacinação foi realizado no último dia 20 de agosto em todos os 246 municípios goianos. Só naquele sábado foram aplicadas 46.521 doses, atendendo a expectativa para o dia. O mês oficial da campanha é de 8 de agosto a 9 de setembro, contudo, os imunizantes vão continuar sendo aplicados conforme demanda da população, após essa data.
 
Além da vacina contra a poliomielite, estão disponíveis durante a Campanha de Multivacinação os imunizantes BCG, que protege contra a tuberculose; Rotavírus Humano; Meningococo C, que imuniza contra a meningite e meningococcemia; Pentavalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus Influenza tipo b; Febre Amarela; Hepatite A e a Tríplice Viral, que imuniza contra a caxumba, sarampo e rubéola.
 
Comunicação Setorial da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás 

Foto: Iron Braz

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo