A Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego) tem a finalidade de produzir e comercializar medicamentos e produtos para a saúde atendendo demandas do Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde estaduais e municipais

Com mais de seis décadas de história, a Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego) tem a finalidade de produzir e comercializar medicamentos e produtos para a saúde atendendo demandas do Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde estaduais e municipais, além de instituições que atendam ao serviço de saúde pública.

Após anos parada, a produção industrial foi retomada no início da pandemia com a fabricação de álcool 70% líquido e em gel, mas a de medicamentos e outros produtos permaneceu em stand-by. Para aqueles que acompanharam a história da Iquego e os seus anos de glória, a torcida se manteve fiel para que a indústria voltasse para o seu lugar de origem no Estado, o de destaque.

Em 2019, na gestão do ex-presidente Denes Pereira, foi realizado um forte trabalho de diagnóstico da situação financeira e busca de alternativas para viabilizar o plano de recuperação da empresa, criando novas oportunidades para que a Iquego voltasse a produzir medicamentos. No mesmo ano foi retomado também o processo de transferência de tecnologia e a atual diretoria vem trabalhando ininterruptamente sem medir esforços para dar continuidade no processo e a retomada da produção.

Concluímos mais uma fase do projeto da HMD/Iquego, realizando a implantação de máquinas e calibração de equipamentos. O próximo passo é iniciar a produção de glicosímetro e tiras de glicemia, sendo que o primeiro lote teste será produzido e encaminhado para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e posteriormente iniciarmos a produção em escala.

“Indubitavelmente esse é um marco na história da Iquego, depois de muitos anos parada, sem produzir, ter a perspectiva de retornar a produção efetivamente é importante. Esse é mais um passo para conquistarmos o nosso objetivo de voltar a ocupar uma posição de destaque entre os laboratórios públicos do país. Temos consciência do nosso papel social e a importância dessa retomada para Goiás. Esse feito se deve ao comprometimento com o trabalho realizado por diversas frentes, deixo aqui o meu reconhecimento e agradecimento ao governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, no saneamento das contas do Estado, além do envolvimento e entrega no trabalho desenvolvido pelo ex-presidente da Iquego Denes Pereira” afirma o diretor-presidente da Indústria Química do Estado de Goiás – Iquego, José Carlos dos Santos.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo