Governo repassa meio milhão a advogados dativos

Pagamento foi efetuado pela Secretaria do Governo (Segov) nesta quinta-feira, 31

Advogados que atuaram na prestação de assistência jurídica à população carente já tiveram o valor referente ao pagamento de outubro deste ano creditado em conta corrente. O repasse de R$ 500 mil foi feito nesta quinta-feira, 31, pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria do Governo (Segov). O número corresponde a 256 processos administrativos abertos por 152 profissionais responsáveis por demandas nas mais diversas áreas, como Direito Civil e de Família.

O repasse aos dativos é feito com recursos do Fundo de Apoio ao Pagamento de Dativos (Fundativo), composto por 2% da verba dos cartórios extrajudiciais. Atendendo a determinação do governador Ronaldo Caiado, a integralidade da arrecadação, descontados INSS e impostos devidos, é destinada à categoria. A liberação segue a ordem cronológica gerada por um sistema eletrônico. Confira a relação de pagamento aqui.

“Apesar de um atraso histórico no pagamento, a advocacia dativa sempre prestou o serviço. Agora, com a regularização do pagamento dos honorários, teremos uma maior procura por parte dos advogados para a prestação desse serviço essencial à população, que contará com um maior número de interessados”, afirma Ernesto Roller.

Segundo dados da Coordenação de Honorários Dativos da Segov, existem mais de 4 mil advogados cadastrados no sistema para recebimento. Somente este ano, a atual gestão pagou R$ 6,2 milhões líquidos à Advocacia Dativa, quantia maior que todo o valor repassado em 2018.

Consulta processual Os advogados dativos podem realizar consultas processuais no site da Segov, mediante cadastramento virtual no menu “Advogados Dativos”. O usuário deve informar a conclusão do procedimento à secretaria, por meio dos telefones (62) 3201 5621 e (62) 3201 5636, e aguardar pela liberação do sistema em até 24 horas. Estão disponíveis informações como o número do processo, data de protocolo, situação e ordem de pagamento.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo