“Governador Ronaldo Caiado não deu calote em ninguém”, diz secretário de Governo
Os esforços do governo de Goiás para recuperar a saúde financeira do estado foram tema de entrevista do secretário de governo, Ernesto Roller, à Rádio Bandeirantes (820 AM), nesta quarta-feira (09). Desde que assumiu a gestão, a nova equipe tem se empenhado em resolver pendências e garantir a continuidade de serviços essenciais nas áreas de saúde, segurança pública e educação, por exemplo.
Medidas como a demissão de servidores comissionados, a revisão de incentivos fiscais, além do corte de despesas com telefone, combustível e viagens, serão determinantes para a garantia de pagamento da folha salarial de janeiro a partir do próximo dia 25, ou seja, de forma antecipada. A confirmação foi feita ontem à noite pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), em entrevista ao vivo pelo Facebook.
No entanto, ainda não há data prevista para a quitação da folha de dezembro. Aos jornalistas Rosane Kotoviski e Adolfo Campos, o secretário de governo explicou o porquê: “Você não pode nem imaginar o pagamento de duas folhas no mesmo mês. Temos uma dívida de R$ 3,4 bilhões de reais. No ano passado, não foi feito nenhum repasse para os municípios da cota da saúde, que seria de cerca de R$ 100 milhões, ainda devemos para fornecedores”, esclareceu.
Roller pediu a compreensão dos servidores públicos diante da grave situação e garantiu que as soluções estão sendo buscadas, tanto que o governo já conseguiu antecipar em uma semana a visita do Ministério da Economia a Goiás, para avaliar o ingresso do estado no Regime de Recuperação Fiscal (RRF). O RRF permite a suspensão do pagamento de algumas dívidas e acesso a operações de crédito, entre outros benefícios.
“O que é importante que o servidor entenda: o governo Caiado está fazendo esforço e já vai pagar uma folha. Existe muito empenho. Ele não está dando calote em ninguém. Quem deu calote foram os ex-governadores Marconi e José Eliton. Vamos fazer com que o servidor receba dentro do mês e buscar alternativas para o atrasado, sempre com diálogo”, afirmou. Para o gestor, a boa relação de Ronaldo Caiado (DEM), com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) também é importante para o desenvolvimento de ações de saneamento das contas públicas.
Comunicação Setorial Segov
62 3201 5414