Hugol é destaque em Workshop sobre Lean no Hospital Sírio-Libanês

O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria da Saúde de Goiás (SES), foi destaque na programação do 2º Workshop de Capacitação sobre a Metodologia Lean, promovido pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES), e pelo Hospital Sírio-Libanês, nessa quinta-feira, dia 10.

Com o tema “manutenção da melhoria”, o Gerente de Atendimento ao Paciente do Hugol, Guillermo Sócrates, apresentou aos representantes dos hospitais de todo o Brasil que participam atualmente do projeto Lean nas Emergências, sobre as ações e estratégias do maior hospital do centro-norte do país para manter as melhorias empreendidas em sua Emergência, com foco na prevenção da superlotação.

O Hugol participou do projeto de agosto a dezembro de 2017, iniciando com o diagnóstico, o desenvolvimento de planos de ação, a melhoria nos processos, o estabelecimento de protocolos clínicos e o aprendizado com as boas práticas a partir das diversas ferramentas de análise que foram associadas ao trabalho. Desde janeiro de 2018, a unidade localizada na Região Noroeste de Goiânia integrou uma nova fase, a de monitoramento.

Nessa etapa, a consultoria do Hospital Sírio-Libanês permaneceu até o mês de março daquele ano, acompanhando os indicadores que demonstram a manutenção das melhorias conquistadas com a aplicação da metodologia Lean.

Segundo Lucas Paula da Silva, Superintendente Executivo da AGIR – Associação Goiana de Integralização e Reabilitação, organização social gestora do Hugol, é gratificante a oportunidade do hospital compartilhar seus aprendizados e estratégias com as outras unidades de saúde que estão em fase de implantação da metodologia dos processos enxutos para a redução da superlotação.

O Diretor Administrativo e Financeiro do Hugol, Luiz Sampaio, ressalta que os principais pontos alcançados com o projeto em 2017 foram: a melhora do tempo de passagem do paciente pelo serviço de Urgência e Emergência; a redução do tempo médio de permanência; o aumento do giro de leitos; a redução da superlotação, possibilitando uma assistência com maior qualidade; culminando, por fim, na satisfação dos usuários e também dos colaboradores atuantes na unidade.

Mais informações: (62)

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