Operação especial atua nas unidades de conservação para controlar entradas irregulares
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), realiza operação especial nas unidades de conservação (UC) para evitar entradas irregulares de visitantes que resultem em aglomerações. A medida integra o plano de contenção à pandemia do coronavírus em Goiás. Na quinta-feira (09/04), no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCaN), 31 pessoas foram autuadas por violação às normas estabelecidas. O espaço está fechado ao público.
“O acesso à rua de pedras de maneira clandestina representa violação da área de preservação ambiental, estando os infratores sujeitos a penalidades graves”, explica Maurício Vianna Tambellini, chefe do parque. “A Semad trabalha para garantir que não haja aglomerações neste período de quarentena”, destaca.
O Governo de Goiás, por meio da Semad, reforça o aviso de suspensão, por prazo indeterminado, de visitas e quaisquer outras atividades nas unidades de conservação ambiental do Estado. O setor de fiscalização da secretaria e o Batalhão Ambiental trabalham 24h para o irrestrito cumprimento da medida.
“O fechamento das unidades de conservação em Goiás visa, sobretudo, preservar a saúde das populações, daí o rigor das ações fiscalizadoras para
coibi-las, em prol do bem comum”, diz a secretária Andréa Vulcanis. “As atividades públicas nestes locais apreciados por turistas e moradores serão retomadas assim que os níveis de segurança sanitária sejam restabelecidos”,
conclui.