Governo de Goiás realiza 2º Encontro de Mediadores da Inclusão

A Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com a Gerência de Educação Especial da Superintendência de Inclusão, realiza nesta terça-feira, dia 18, o 2º Encontro dos Mediadores da inclusão.

O evento será realizado no auditório da nova sede da Seduc (antigo IEG) e contará com a participação de coordenadores regionais, mediadores, equipe de assessores de Gestão Pedagógica da Seduc, além de integrantes da Superintendência de Inclusão.

De acordo com a superintendente de Inclusão da Seduc, Mércia Rocha, o objetivo do encontro é continuar no processo de capacitação dos 40 mediadores e apresentar os novos rumos da educação inclusiva. “Visamos assessorar esses profissionais para que sejam ponto de apoio às políticas de inclusão nas respectivas coordenações regionais”, aponta.

O encontro terá início às 8 horas e será realizado durante todo o dia. A programação inclui palestras, oficinas e rodas de conversa sobre concepções dos direitos da pessoa com deficiência, serviços de apoio especializados e elementos constitutivos da atuação do mediador da inclusão, entre outros temas.

Educação inclusiva

Mércia Rocha afirma que os encontros de mediadores serão realizados todos os meses. “Como estamos passando por um processo de redesenho do programa de educação inclusiva, esses encontros serão mensais, como uma reciclagem profissional, para aprimorar os serviços prestados dentro das escolas”, explica.

A ideia, segundo ela, é fazer essa capacitação não somente dos mediadores, mas também de todos professores que desempenham seus papéis dentro da educação inclusiva. “Nossa meta é alcançar todas unidades escolares do Estado, seja onde for. Queremos extrapolar os muros da cidade de Goiânia e multiplicar ações positivas em prol da educação inclusiva em prol de todos nossos educandos”, destaca a superintendente.

O projeto

A Seduc realiza um mapeamento dos serviços por meio do 360º, no qual identificamos hoje 4.056 professores de Apoio, 368 professores Intérpretes de Libras, 406 profissionais de salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas quais 9.844 educandos são atendidos.

Os serviços ofertados pela Seduc têm o objetivo de buscar a equidade para as crianças, jovens e adultos que compõem o público da educação especial, a fim de garantir maiores oportunidades de aprendizagem no processo de escolarização e na vida social, é o que enaltece a gerente.

Entre os educandos que recebem os serviços e recursos acompanhados pelo mediador da inclusão, temos estudantes com deficiência (deficiência intelectual, visual, física, surdez, surdocegueira, síndrome de Down), transtorno do espectro autista (TEA), altas habilidades/superdotação, estudantes com transtornos de aprendizagem e transtorno do déficit de atenção ou hiperatividade (TDAH).

Serviço:

2º Encontro dos Mediadores da Inclusão

Data/Horas: Terça-feira (18/6), às 8 horas

Local: Nova sede da Seduc Goiás (antigo IEG – Av. Anhanguera, esquina com 5ª Avenida, nº 1630, Setor Universitário)

Mais informações: (62) 3201-3004 / 3201-3020

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo