Governo de Goiás implanta Selo Ipasgo de Qualidade

O presidente do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo), Silvio Fernandes, apresentou o programa Selo Ipasgo de Qualidade, às entidades representantes dos hospitais e profissionais de saúde, nesta quarta-feira, dia 1º de julho. Por videoconferência, ele explicou que o objetivo é construir um processo permanente de avaliação e, assim, melhorar continuamente a prestação dos atendimentos diante das demandas dos usuários.

Segundo Fernandes, a implantação do Selo Ipasgo de Qualidade segue os padrões de acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), organização não governamental criada com o  objetivo de promover a implementação de um processo permanente de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços de saúde. Com a certificação, o Ipasgo irá reconhecer os padrões de excelência dos seus prestadores de serviço, estimulando melhorias constantes. O programa vai avaliar a gestão organizacional; atenção ao paciente; diagnóstico e terapêutica e gestão de apoio.

O projeto será implantado em etapas. No primeiro ano, o Selo Ipasgo de Qualidade terá a participação somente dos hospitais credenciados ao plano. Nos anos seguintes, os demais prestadores de serviço, que se interessem, vão poder solicitar a participação mediante preenchimento do termo de adesão. “Estamos orgulhosos com o lançamento dessa certificação pois prestadores certificados garantem mais eficiência e segurança aos nossos usuários,” diz Fernandes.

O Selo Ipasgo de Qualidade foi desenvolvido em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e integra o programa de Governança do Sistema de Gestão e Desenvolvimento de Credenciados do plano de saúde, que atualmente atende 625 mil pessoas em todo o Estado de Goiás. Essas ações integram o plano de ação de melhoria da gestão e metas de transparência previstas no programa de Compliance Público, que é coordenado pela Controladoria Geral do Estado (CGE).

"Todo esse processo segue as orientações do governador Ronaldo Caiado, para prestarmos um serviço de qualidade e expandir o acesso à saúde para todas as regiões do Estado. A partir de agora, com o lançamento do Selo Ipasgo de Qualidade, vamos iniciar um novo ciclo de aprimoramento contínuo," afirma Fernandes.

O Selo Ipasgo de Qualidade vai contemplar um conjunto de processos e atividades que permitem a análise, aplicação e auditoria da qualidade nas variações de prestação de serviço de saúde. Serão quatro níveis de certificação que poderão ser alcançados pelos prestadores. O nível Diamante será de excelência/sênior (nível 4), no qual serão comprovadas as práticas de aprimoramento da gestão, além do nível intermediário.

O nível 3 será o Ouro ou Certificado Pleno. Neste nível, o princípio  é o da excelência em gestão, no qual deve ser comprovados ciclos de melhoria com base nas diretrizes organizacionais definidas nos níveis anteriores. O nível Prata é o intermediário ou nível 2, cujo princípio é a segurança e devem ser comprovadas os controles, além do nível básico. O nível básico ou Bronze tem a legalidade como princípio a ser atendido e deve ser comprovada a formalidade da organização. As instituições que não atenderem aos requisitos mínimos que são os descritores obrigatórios, serão enquadrados como “Não Certificados”.

A concessão do Selo Ipasgo de Qualidade será feita em etapas. O primeiro passo é a adesão ao programa por parte do prestador de serviço. Em seguida será realizado o diagnóstico situacional e relatório de avaliação para depois ser emitido o selo. Após a certificação, que terá validade de dois anos, a unidade vai receber visitas de manutenção e também para upgrade e recertificação.

Segundo o presidente do Ipasgo, Silvio Fernandes, durante o tempo em que participar do Programa Selo Ipasgo de Qualidade, é responsabilidade dos representantes da empresa informar qualquer mudança que ocorra na gestão ou na titulação do empreendimento. “Todo prestador de serviço terá conhecimento das normas e procedimentos a partir do momento que preencher o termo de adesão em que aceita ou solicita participar do programa."

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo