Governo de Goiás garante preparação de alunos para realização do Enem

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), assegurou durante todo o ano de 2020 acesso a conteúdos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aos alunos da rede estadual de ensino. Ao todo, 5,7 milhões de inscrições foram confirmadas no país. Setenta e sete por cento do contingente matriculado na 3a série das unidades sob a jurisdição da Seduc devem participar do certame, o que representa 46.670 estudantes.

O governador Ronaldo Caiado vê a educação como meio para alavancar, revolucionar e dignificar as pessoas. “Eu tive a oportunidade de me formar, sou médico e sei como a educação pode dar perspectiva para uma boa qualidade de vida”, afirmou Caiado. “Quero que o jovem escolha sua profissão, realize seu sonho. Ele pode ir muito além do que a gente pensa”, continuou.

A preocupação do governador com a educação é uma marca que ele deixa evidente desde que assumiu a gestão estadual, e que ultrapassa, inclusive, os limites das matérias tradicionais ensinadas em sala de aula. Um dos exemplos é o projeto Estudantes de Atitude, que premiou as melhores práticas desenvolvidas por alunos, em 2019, relacionadas à transparência, controle social, voluntariado, consciência ambiental e prevenção à corrupção.

Para a titular da Seduc, Fátima Gavioli, as ações do Governo de Goiás serviram de apoio para garantir, mesmo em tempo de isolamento social, acesso dos alunos a material de estudo em diversos formatos. Televisão, rádio, parcerias com transmissões ao vivo em redes sociais, aplicativos de conversa, entre outros, integraram a lista de ferramentas utilizadas. “Nosso objetivo foi realizar a melhor preparação para o Enem de todos os tempos”, referendou a secretária.

As provas desta edição serão realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). O cartão de confirmação já está disponível e pode ser acessado na página do participante (enem.inep.gov.br/participante). Entre outras informações, o documento contém número de inscrição, data, hora e local do exame.

Cleiton Augusto Campos Cruz, estudante do Colégio Estadual Sebastião Alves de Souza, utiliza ferramentas disponibilizadas pela Seduc para se preparar para Enem

Goiás Bem no Enem

Ao longo de 2020, os estudantes puderam acompanhar, pela TV Brasil Central, aulas produzidas pela Seduc, por meio da Superintendência de Ensino Médio. Além disso, os alunos da 3ª série passaram a receber videoaulas, blocos de listas de exercícios, lives e pílulas do conhecimento (vídeos curtos com dicas). Para facilitar o acesso, esses materiais foram disponibilizados via WhatsApp, no portal NetEscola, no perfil do Goiás Bem no Enem no Instagram, e no canal do programa no YouTube.

A maratona de estudos contou ainda com o Desafio Weekend, lista de questões no padrão da avaliação nacional, dividida em quatro áreas de conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens e Códigos. Posteriormente, os jovens recebiam videoaulas com a resolução dos enunciados.

Em dezembro, mais uma ajuda extra para os alunos. No mês, foram realizados dez aulões que incluíram disciplinas de história, matemática, redação, química, física, língua portuguesa e línguas estrangeiras (inglês e espanhol).

Ana Cristina dos Santos, ex-estudante da 3ª série do Colégio de Ensino em Período Integral (Cepi) Professora Olga Mansur, de Goiânia, avaliou de forma positiva as iniciativas do Governo de Goiás. “Encontramos professores dispostos a ajudar”, contou. Ela, que pretende cursar Direito, disse que se sente preparada para realizar o exame. “Nesse momento de pandemia, [o que foi oferecido] ajudou na nossa preparação; pudemos tirar dúvidas por meio do canal do YouTube e de forma gratuita”, exemplificou.

Já o jovem Cleiton Augusto Campos Cruz vai iniciar a 3ª série do ensino médio neste ano, mas mesmo assim decidiu fazer a prova para adquirir conhecimento. Ele também acompanhou as ações do Goiás Bem no Enem. “Auxiliaram no decorrer do ano passado e no planejamento dos estudos”, disse o estudante do Colégio Estadual Sebastião Alves de Souza, localizado em Goiânia.

Fonte: Secom: GO

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo