Estado auxilia alunos da rede pública a solicitarem isenção de taxa do Enem
Encerra-se na sexta-feira, dia 17, o prazo para a solicitação de isenção de taxa no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e também para justificar a ausência nas provas de 2019, no caso de quem se inscreveu e não compareceu.
Para que nenhum estudante de 3ª série perca esse prazo ou não consiga efetuar essas ações no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) orientou todas as unidades educacionais a auxiliarem seus alunos no que for preciso.
Todos os estudantes que estejam cursando a 3ª série em escolas da rede pública têm direito à isenção de taxa para participar do exame. O valor da taxa de inscrição, neste ano, é de R$ 85. Já a justificativa de ausência é obrigatória a todo participante que obteve a isenção de taxa em 2019, mas não compareceu às provas.
Segundo a superintendente de Ensino Médio da Seduc, Osvany Gundim, e a superintendente de Educação Integral, Márcia Rocha, cada escola deve entrar em contato com seus estudantes e acompanhar, mesmo a distância, o processo de inscrição no Enem.
“Muitos estudantes que perdem o prazo de solicitar isenção deixam de fazer a prova mais tarde por não ter condição de pagar a taxa”, explicou Osvany Gundim. Por isso, as escolas da rede estadual têm sido direcionadas a mobilizarem os seus alunos, divulgarem os prazos e prestarem assistência.
Nas escolas de tempo integral, Márcia Rocha conta que os tutores são de grande ajuda para os estudantes. Por terem um relacionamento mais próximo com seus alunos, no acompanhamento diário da aprendizagem e na construção do projeto de vida, esses profissionais acabam mediando as etapas de inscrição do Enem.
O diretor escolar, no contexto geral da unidade, também é responsável por monitorar quais estudantes fizeram ou não a solicitação de isenção de taxa, a justificativa de ausência no ano anterior e, posteriormente, a inscrição no Enem 2020.
Mais informações: (62) 3201-3004