Goiás é destaque pelos serviços nos centros de assistência social
Goiás ocupa a sétima colocação nacional no quesito prestação de serviços à população nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), com média 3,65, numa escala de zero a 5. O líder é o Rio Grande do Norte, com nota 3,92. Os dados são do Índice de Desenvolvimento do Cras (IDCras), da Secretaria Nacional de Assistência Social, do Ministério da Cidadania, referentes a 2019.
“Os resultados são frutos dos esforços, no Governo de Goiás, da Secretaria Desenvolvimento Social (Seds), em conjunto com as secretarias municipais de Assistência Social dos 246 municípios do Estado. E queremos continuar melhorando”, destaca a secretária da Seds, Lúcia Vânia. Os Cras são a porta de entrada para programas como o Bolsa Família e o Criança Feliz, do governo federal.
A superintendente de Desenvolvimento, Assistência Social e Inclusão da Seds, Luiza Vitor, explica que o índice consiste em um conjunto de indicadores que buscam capturar, de forma aproximada e comparativa, a qualidade dos serviços prestados à população por meio dos Cras.
O indicadores do questionário respondido pelas unidades, que faz parte do censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas), são compostos por informações que retratam três dimensões: estrutura física, recursos humanos e serviços e benefícios. Essas dimensões são divididas em 11 blocos.
“As notas atribuídas vão de 1 a 5, em que 1 representa as situações mais distantes do padrão almejado e 5, as situações que mais se aproximam dos padrões de qualidade”, explica a superintendente.
Luiza destaca que a análise dos indicadores permite que o Governo de Goiás, por meio da Seds, aprimore suas habilidades e competências para monitoramento e apoio técnicos aos municípios, além de fornecer informações oficiais e os indicativos de proteção social ofertada e realizada.
A secretária Lúcia Vânia ressalta o trabalho da Seds em apoio aos profissionais dos Cras que, segundo ela, são essenciais para que se possa oferecer à população esse serviço de qualidade. Frequentemente, são promovidos treinamentos e seminários para capacitação desses trabalhadores, que fazem parte da rede de proteção social.
“Os agentes da assistência social são profissionais extremamente importantes para a comunidade, notadamente nesse período de pandemia. E atender os mais vulneráveis é o nosso foco”, pontua a titular da Seds.
Legenda: Centros de Referência de Assistência Social são porta de entrada para programas como Bolsa Família e Criança Feliz, do governo federal
Foto: Luiza Vitor
Secretaria Desenvolvimento Social (Seds) – Governo de Goiás