Goiás é 6º no ranking de vacinação da influenza
Goiás está em 6º lugar no ranking da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, com cobertura de 19,39% ou 280.754 de doses aplicadas nos grupos prioritários, de acordo com balanço da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), divulgado nesta sexta-feira, dia 26.
A meta em Goiás é imunizar pelo menos 90% dos grupos prioritários: 1,6 milhão de pessoas de um total de 1,8 milhão. Apesar de Goiás se destacar no cenário nacional, a gerente de Imunizações e Redes de Frio da SES-GO, Clarice Carvalho dos Santos, alerta que a adesão ainda é baixa.
Até o momento foram vacinadas 32,55% das crianças maiores de 6 meses até 5 anos; 39,71% das gestantes; 48,01% das mulheres com até 45 dias após o parto; 15,08% dos trabalhadores da saúde, 13% dos idosos, 4,29% dos professores, 39,3% dos indígenas.
Também foram aplicadas 769 doses em policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas; 23.022 em pessoas com comorbidades; 666 na população privada de liberdade e 315 doses em funcionários do sistema prisional. “Esses grupos não possuem cobertura vacinal, somente doses aplicadas”, esclarece a gerente.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é altamente transmissível. A vacina oferecida pelo Ministério da Saúde em todos os estados é a trivalente, que protege contra os vírus A/H1N1, A/H3N2 e B. “A vacina reduz as internações, as complicações e mortes decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, por isso é fundamental que todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários compareçam aos postos para imunização”, orienta a gerente de Imunizações e Redes de Frio da SES-GO, Clarice Carvalho dos Santos.
Cronograma
Com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento e evitar a formação de grandes filas, o Ministério da Saúde estruturou um cronograma de vacinação com a definição de períodos para cada grupo prioritário:
10 a 18 de abril: crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes e puérperas
22 a 26 de abril: trabalhadores da Saúde
29 de abril a 3 de maio: idosos
4 de maio Dia D – Todos os grupos prioritários da campanha
6 a 10 de maio: comorbidades (pessoas mais vulnerárias ao vírus, por serem portadores de doenças crônicas)
13 a 17 de maio: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento
20 a 31 de maio: todos os grupos prioritários da campanha , população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
10 de abril a 31 de maio (todo o período da campanha): indígenas
Comunicação Setorial Setorial da Secretaria da Saúde