Goiânia é o tema do Programa Todas as Coisas

Goiânia acaba de completar 86 anos de fundação. A data festiva foi comemorada na última quinta-feira, dia 24 de outubro e, para homenagear a jovem capital, o Programa Todas as Coisas, da TV Brasil Central, desta segunda-feira, dia 28, vai ser especial sobre a capital dos goianos. O programa que está com novo horário, às 19h15, será apresentado pelas jornalistas Susete Amâncio e Kamylla Rodrigues.

A capital goiana é hoje uma metrópole com 1,5 milhão de habitantes e uma das mais jovens capitais brasileiras. Foi planejada na década de 1930 e é conhecida internacionalmente por seu acervo arquitetônico em Art Deco, que surgiu na França na década de 1920. Fica na parte mais central do país, no coração do Brasil, e por isso é a capital mais perto do Distrito Federal, sede do governo brasileiro. O detalhe é que o Estado de Goiás cedeu parte do seu território para criação da nova capital, no final da década de 1950 e início da 60. 

O goianiense é um povo hospitaleiro, “bão demais da conta”, como gosta de falar. Tem gente do mundo inteiro que veio morar na capital, por diversos motivos. A cidade oferece muitas oportunidades de negócios, lazer, educação, comércio, serviços e é um polo de indústria da confecção, com feiras de roupas, acessórios e calçados dos mais variados tipos. Goiânia também é referência em diversas áreas médicas.

É considerada uma cidade agradável, de clima bom, a maior parte do ano, e é destaque nacional e internacional como uma das capitais com mais espaço verde. Tem vários parques e áreas de preservação ambiental espalhados por todas as regiões da cidade. Goiânia se destaca, ainda, pelas artes, cultura regional e pela música de ritmos variados, mas a sertaneja, tem, sim, mais força, e transformou Goiânia na capital brasileira desse tipo de música. Várias duplas saíram da capital ou ganharam fama a partir da cidade.

Problemas

Como qualquer grande cidade, a capital dos goianos também tem problemas. Seja de infraestrutura, trânsito, mobilidade, violência, desemprego, entre outros. A história de Goiânia é considera recente e um dos fatos ocorridos na capital, que mais se destacaram, foi em 1987, quando uma cápsula de Césio 137 foi aberta por catadores de lixo e provocou o maior acidente radiológico do mundo. Quatro pessoas morreram e outras centenas tiveram sequelas e problemas de saúde. Goiânia, no entanto, conseguiu superar em parte o acidente e hoje o local, onde foram depositados os rejeitos radioativos, pode ser visitado sem nenhuma consequência.

O Todas as Coisas desta segunda-feira vai abordar essas questões que envolvem a capital de Goiás nesse momento em que ela completa 86 anos de criação e emancipação política. Onde mais ela se destaca? Para os que vieram de fora, por que escolheram Goiânia para morar? O que precisa melhorar com mais urgência na capital. Que cidade do futuro Goiânia poderá se tornar? Para responder a essas e outras questões, as apresentadoras vão receber, no estúdio, o secretário municipal de Cultura, Kleber Adorno; o doutor e mestre em arquitetura Renato Rocha e a mestre em História Celene Antunes Barreira.

O programa será transmitido ao vivo pela TV Brasil Central/TV Cultura canal 13 ou na NET canal 520, a partir das 19h15. O Todas as Coisas também pode ser acompanhado pelo Facebook da TBC:  /tvbrasilcentral; e, depois, na playlist da emissora no Youtube www.yotube.com/tvbrasilcentral . O telespectador pode participar do bate-papo enviando mensagens ou perguntas pelo WhatsAApp (62) 3201 7704 .

ABC Digital

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo