Ginásio Rio Vermelho vai sediar campeonato interestadual de Karatê em 2020
O superintendente executivo da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), Jonas Godinho, aproveitou para anunciar que o Ginásio Rio Vermelho, em Goiânia, irá sediar o evento Zonal Centro-Oeste e Norte Nordeste Karatê Interestilos em 2020. A notícia foi recebida com ânimo pelos atletas e pela organização do evento. De acordo com o superintendente a decisão representa um compromisso da secretaria com as federações e desenvolve um forma de trabalhar em parceria para que o esporte em Goiás seja cada vez mais valorizado e respeitado. “A Seel está empenhada em apoiar todos os projetos que sejam sérios. E a gente consegue ver a seriedade deste campeonato de Karatê”, ressaltou Jonas Godinho.
Neste ano a abertura da 26ª Zonal Centro-Oeste e Norte Nordeste Karatê Interestilos 2019, ocorreu no último sábado, dia 27, em Anápolis. A competição interestadual contou 600 competidores do Distrito Federal e de mais seis estados: Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins, Rio Grande do Norte e Bahia.
Dentre os 600 atletas, 300 eram goianos e cinco deles são contemplados com a bolsa Pró-Atleta. Dos beneficiários do programa, quatro foram premiados. Gabriel de Oliveira foi bronze e levaram ouro: Vitor Manuel, Eliseu Fernandes e Eduardo Cavalcante. A priori, disputariam o torneio apenas atletas do Centro-Oeste, no entanto, devido a imprevistos em outros estados, o campeonato também recebeu competidores do Norte e Nordeste.
Na oportunidade, o superintendente executivo destacou o papel do esporte que vai além do físico e das competições. “A prática esportiva faz com que as pessoas aprendam duas coisas fundamentais: a solidariedade e o respeito ao próximo. Ela ainda faz com que muitas crianças deixem de escolher o caminho das drogas e passem a se dedicar a alguma modalidade que a incentiva sempre a crescer”, finalizou.
O evento deste ano aconteceu no Ginásio Internacional Newton de Faria. No sábado, dia 27, foi o dia de luta Kata (equipe e individual), quando os atletas travam uma batalha imaginária sem contato físico. Já no domingo, dia 28, ocorreram as lutas Kumite (individual e equipe). Ao todo foram dez áreas de competição. O campeonato é uma realização da Confederação Brasileira de Karatê Interestilos.
Comunicação Seel