Força-Tarefa da Educação, Turismo, Esporte e Cultura apresenta pontos focais dos projetos estabelecidos como meta
Membros da Força-Tarefa da Educação, Turismo, Esporte e Cultura, do Programa Goiás de Resultados, se reuniram por meio de uma videoconferência na tarde desta quinta-feira, dia 2, para discutirem os avanços obtidos para a implementação e os pontos focais dos 12 projetos definidos na última reunião do grupo.
Madson Ribeiro, líder da força-tarefa designado pela Vice-Governadoria, explica que a integração das pastas envolvidas aprimora o desenvolvimento de soluções internas que podem ser encontradas dentro da própria gestão estadual. “Além de articular estes avanços e trabalhar a viabilização da implementação desses projetos em Goiás, o GR visa aumentar a produtividade e a governança em busca de resultados”, afirmou.
Ele destaca ainda que os projetos tiveram avanços e serão passíveis de execução a curto e médio prazo. “A Secretaria de Estado de Educação, por exemplo, caminha com seis dos 12 projetos selecionados para esta força-tarefa. O foco na aprendizagem para melhorar o português e a matemática, aulas a distância e inovação tecnológica para a formação de alunos e professores, a criação de um centro de pesquisas que visa estabelecer novas formas de ensino e aprendizagem são alguns destes projetos com custo quase zero e que podem ser executados com a integração de outras pastas e a desburocratização de entraves que podemos solucionar dentro da própria administração pública”, explicou.
Os dois projetos da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) estão em fase adiantada de planejamento. De acordo com a servidora Paula Dunck, o diálogo com outras pastas envolvidas está em andamento para que, além da criação do Instituto de Promoção da Língua Estrangeira, também seja implementado o Parque de Inovação Cultural (PIC) que estabelece a criação de um parque/espaço onde se consiga desenvolver a economia criativa.
Segundo Paula, a ideia é começar o projeto em Goiânia e radicar para os demais municípios do estado. “O foco é atingir a população de risco e jovens sem oportunidades para justamente oferecermos a eles a chance de se tornarem empreendedores, fornecendo, por meio de uma incubadora, orientações nos modelos de negócios, nas linhas jurídicas e contábeis. O objetivo é começar com oficinas e a parte audiovisual já em agosto”, afirmou.
A infraestrutura na região do Caminho de Cora e a criação da Academia do Turismo que promoverá a formação de profissionais nos locais turísticos de Goiás são outras ações importantes estão sendo executadas pela Goiás Turismo. A coordenadora do Observatório do Turismo do Estado de Goiás, Giovanna Tavares, enfatizou que a sinalização do Caminho de Cora já está sendo estruturada pelo órgão.
O projeto da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer que tem como objetivo executar um programa de atividades esportivas, paradesportivas e de lazer em Goiás está na fase de aquisição de materiais esportivos para já atender cerca de 20 municípios com mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH).
Diante dos avanços apresentados na videoconferência, o próximo passo é definir as diretrizes para execução de cada projeto e solucionar as demandas pendentes. Madson ressaltou que o GR tem conseguido alcançar objetivos significativos com as articulações dentro de cada força-tarefa, buscando de forma integrada dentro do governo estadual soluções para as implementações que beneficiarão o cidadão goiano em primeiro lugar, sem gerar impacto financeiro para a máquina administrativa.
Mais informações: (62) 3201-5488/(62) 3201-5466