Filarmônica de Goiás sobe ao palco do Centro Cultural Martim Cererê
Em ritmo de pré-temporada, a Orquestra Filarmônica de Goiás se apresenta nesta sexta-feira, dia 14, às 20h30, no Centro Cultural Martim Cererê. No repertório estão obras de Herraiz, Poulenc, Tchaikovsky e Labrada. Leonardo Labrada, maestro, e Abner Landim, spalla da Filarmônica, assinam a direção artística do espetáculo.
Labrada destaca que o objetivo da performance no Martim é fazer com que a Orquestra continue se apresentando em lugares alternativos. “O objetivo é democratizar o alcance à música de concerto e mostrar ao público que a música sinfônica é acessível. Já realizamos várias apresentações no Martim Cererê e temos muito apreço pelo local, que é super bem localizado. É muito bonito ver a Orquestra em um local tão diferente”, comenta.
O artista explica que preparou quatro momentos distintos para este concerto, que consistem na execução de peças acompanhadas por vídeos e memes, na apresentação de um duo de clarinetas, na performance do romantismo de Tchaikovsky e ainda no experimentalismo da estética dos anos 1960. “Esse concerto é uma verdadeira degustação musical. O público escutará estilos completamente diferentes, sendo que, das quatro peças, no mínimo uma, vai agradar”, completa o maestro.
Temporada 2020
A abertura da temporada 2020 da Filarmônica acontece no dia 11 de março, quarta-feira, às 20h30, no Centro Cultural Oscar Niemeyer sob a regência do maestro Neil Thomson, diretor artístico da instituição. Serão apresentadas as obras Sinfonia 16 de Haydn, Sinfonia 2 de Rachmaninoff e ainda a estreia mundial da suíte folclórica “Vila Boa de Goyaz”, de Cyro Delvizo. Para esse ano, o corpo sinfônico realizará 21 concertos no primeiro semestre, entre temporada principal, concertos de câmara, didáticos e turnê estadual e nacional. O secretário estadual de cultura, Adriano Baldy, destaca a importância da Filarmônica para Goiás. "A abertura da temporada será incrível, os concertos ao longo do ano serão imperdíveis. Vale muito à pena ir com a família e amigos", diz o secretário.
A Orquestra Filarmônica de Goiás está entre as três principais orquestras do Brasil. Em 2018, foi agraciada com a Ordem Rio Branco, mérito cultural concedido pelo Ministério das Relações Exteriores a pessoas e instituições que se destacam por suas iniciativas. Nos últimos anos, a Orquestra gravou dois álbuns com obras do compositor brasileiro Claudio Santoro. O objetivo da orquestra é gravar as catorze sinfonias de Santoro, contribuindo assim para a preservação do repertório nacional. A gravação das sinfonias completas integra o projeto “Brasil em Concerto”, que pretende divulgar a música orquestral brasileira pelo mundo. Os álbuns serão lançados pelo selo internacional Naxos.
Orquestra Filarmônica de Goiás no Martim Cererê
14/02 (sexta-feira)
Centro Cultural Martim Cererê, 20h30
Obras de Herraiz, Poulenc, Tchaikovsky e Labrada
Entrada gratuita