Evento vai discutir políticas e ações de assistência social em Goiás

Será nesta quinta-feira, dia 21, a partir das 14 horas, a Plenária de Abertura dos Trabalhos de 2019 do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) e da Comissão Intergestores, no auditório Jaime Câmara da Câmara de Goiânia, com a presença da primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, e do secretário de Desenvolvimento Social, Marcos Cabral.

São esperados cerca de 200 gestores, entre prefeitos, primeiras-damas e secretários de Assistência Social goianos, que discutirão as políticas e ações de assistência social a serem executadas ao longo do ano.

A área social é um compromisso do governador Ronaldo Caiado e da primeira-dama Gracinha Caiado, que instituiu o Gabinete de Políticas Sociais para monitorar os indicadores de vulnerabilidade dos 246 municípios goianos e elencar os dez primeiros que receberão ações do governo estadual.

Presidente do Coegemas e vice-prefeita de Mineiros, a 425 quilômetros de Goiânia, Ivane Campos explica que, apesar dos desafios em um momento econômico delicado, a expectativa dos gestores com a atual gestão é positiva.“Os municípios têm sofrido com falta de equidade de tratamento nas políticas sociais e estamos confiantes que teremos uma mudança substancial nessa relação com o governo estadual”, assevera.

A plenária também discutirá sobre o encontro regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), previsto para os dias 24 e 25 de abril em Rio Verde, no Sudoeste goiano. Com a experiência de quem foi prefeito, o secretário Marcos Cabral está confiante no sucesso da plenária e tem ciência da importância das oportunidades de discussão para fortalecimento das políticas públicas de assistência social.

“É muito bom saber que teremos grandes parceiros para mudar a cara da assistência social em Goiás. Tenho certeza que o Coegemas será um aliado de primeira hora nessa tarefa e vamos atacar as principais questões, diminuindo os índices de vulnerabilidade social”, afirma Cabral.

CIB Goiás
A Comissão Intergestores Bipartite (CIB Goiás) é responsável pela articulação e interlocução das políticas de assistência social entre gestores municipais e estaduais. É uma instância de negociação e pactuação da operação da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), composta por doze membros titulares e suplentes indicados pelo estado e municípios. O secretário de Desenvolvimento Social, de acordo com o estatuto da CIB, é membro titular e coordenador da entidade.

Coegemas
O Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) é uma associação civil, sem fins lucrativos, que representa os interesses dos municípios goianos junto ao Governo de Goiás no que se refere às políticas públicas de Assistência Social.

Também são atribuições do Coegemas a defesa da assistência social como política de seguridade social e a articulação e coordenação das ações comuns dos gestores municipais em prol do fortalecimento da política pública de assistência social.

Assessoria de Imprensa / Seds

Mais informações: (62) 3201-1992

 

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo