Estados alinham ações para retirada da vacina contra aftosa
Em dois dias de atividades em São Paulo (18 e 19 de junho), dirigentes e técnicos de órgãos públicos e representantes de entidades da iniciativa privada que integram os comitês gestores do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa – PE/PNEFA alinharam medidas a serem adotadas para viabilizar a retirada da vacinação contra a aftosa em 2021, conforme previsto pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa.
O encontro reuniu representantes de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Tocantins, Distrito Federal, Espírito Santo, Bahia e Sergipe, Estados que compõem o Bloco IV. Ao final dos trabalhos nesta quarta-feira (19/6), os participantes reafirmaram os compromissos com o Plano Estratégico do PNEFA 2017-2026, em especial com a conclusão das ações propostas pelo Mapa nos prazos previstos pelas equipes gestoras estaduais.
Vale ressaltar que durante a reunião, cada um dos estados, por meio de seus Comitês Gestores, fez a apresentação das providências adotadas até o momento. O evento foi realizado na Secretaria da Agricultura e Abastecimento de São Paulo.
Gestão regional
Também ficou decidido criar a Comissão de Coordenação dos Estados do Bloco IV para gestão regional do Plano Estratégico do PNEFA, proposta que deverá ser concretizada até o dia 28 deste mês. Outro compromisso pactuado, que deverá ocorrer até 7 de julho próximo, é uma reunião inicial da equipe gestora regional para avaliação da execução do PE/PNEFA.
Até o dia 14 de outubro deste ano, deverá ser realizada a primeira reunião de acompanhamento pela Comissão de Coordenação dos Estados do Bloco IV para avaliar a gestão regional do Plano. Outra proposta prevê a conclusão até o dia 11 de dezembro deste ano de todos os encaminhamentos definidos na primeira reunião do Bloco IV, com participação das equipes gestoras dos Estados e do Departamento de Sanidade Animal do Mapa. E até 30 de abril de 2020, organizar e realizar reunião ordinária dos Estados do Bloco IV.
De Goiás participaram do encontro de São Paulo o presidente da Agrodefesa, José Essado; o gerente de Sanidade Animal da Agência, Antônio do Amaral Leal, e o coordenador do Núcleo de Epidemiologia e Emergência Sanitária, Wladimir Lênin Pedroso Moraes. Também participaram o diretor Executivo do Fundepec, Uacir Bernardes; o representante da Faeg, Antônio da Silva Pinto e ainda Luiz Antônio Danin, Cecília Paula Dezan e André Brandão, todos da Superintendência Federal da Agricultura em Goiás – SFA-Goiás.
Assessoria de Comunicação Agrodefesa
Mais informações: (62) 3201-3546