Estado incentiva campanhas de prevenção ao suicídio

Falar sobre o suicídio é necessário. Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O dado mostra que a prevenção é fundamental assim como oferecer auxílio e atenção às pessoas em risco. Com o intuito de reforçar o movimento Setembro Amarelo, que busca criar o diálogo sobre o tema, o Governo de Goiás tem promovido nas instituições e em locais de grande circulação várias ações durante todo o mês.

Nos dias 20 e 25 próximos, a Metrobus e o Centro de Valorização à Vida (CVV) realizam a ação nos terminais Padre Pelágio e Praça da Bíblia, respectivamente, para levar mensagens de apoio e promover o diálogo com os passageiros do transporte público que utilizam os serviços do Eixo Anhanguera. O “Plantão de Escuta CVV” irá atender nos horários de maior fluxo dos terminais, entre 17 e 20 horas, em que circulam cerca de 15 mil pessoas.

Com a iniciativa do CVV, a ação recebeu o apoio e a adesão do Governo de Goiás. Uma equipe formada por profissionais voluntários vai montar um pequeno estande nos terminais de ônibus e fazer distribuição de folhetos, além de tirar as dúvidas dos cidadãos que utilizam o transporte coletivo.

A Metrobus também está desenvolvendo atividades para o envolvimento de funcionários e passageiros. No dia 30 de setembro pelo menos 60 motoristas vão assistir a uma palestra com a presidente das Comissões de Legislação e Saúde Mental no Trabalho no Fórum de Saúde e Segurança do Trabalho do Estado de Goiás, Carla Maria Carneiro.

Outras ações

Em Goiás várias outras instituições e unidades de saúde estão desenvolvendo atividades para alertar sobre a importância de se preservar a saúde mental. No dia 14 de setembro a Secretaria da Saúde (SES-GO) promoveu a palestra “Vamos falar sobre suicídio”, com a jornalista e escritora Cleisla Garcia como protagonista do debate. O evento foi realizado no auditório Dr. Luiz Rassi, do Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG). A palestra foi destinada, principalmente, a profissionais e estudantes de jornalismo.

A Secretaria tem investido na formação dos profissionais de saúde e áreas afins que atuam diretamente no atendimento à população e na organização devida dos cuidados de atenção primária, saúde mental e serviços especializados e várias unidades de saúde do Estado de Goiás.

A Agência Brasil Central (ABC) também está envolvida na conscientização sobre a saúde mental. Desde o primeiro dia de setembro, a equipe de comunicação tem realizado coberturas jornalísticas das campanhas e produzido reportagens na tevê e Rádio Brasil Central (TBC/RBC), além de textos no site de notícias, publicações periódicas nas redes sociais e campanha interna com os colaboradores.

A campanha do Setembro Amarelo tem o propósito de alertar a população sobre a gravidade do suicídio e os sinais apresentados pelas pessoas que atentam contra a própria vida. O suicídio representa a segunda principal causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos em todo o Brasil.

O CVV presta serviço voluntário e gratuito de prevenção e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os cerca de três milhões de atendimentos anuais são realizados por três mil voluntários em mais de 110 postos de atendimentos pelo telefone 188 (sem custo de ligação), ou pelo www.cvv.org.br via chat, e-mail ou carta.

Secretaria de Comunicação

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo