Escolas revisam e reforçam conteúdos no primeiro mês do ano letivo

As escolas das redes públicas estadual e municipal de ensino realizam, neste mês de fevereiro, atividades de Nivelamento com os estudantes do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª série do Ensino Médio.

Adotado pela Secretaria de da Educação de Goiás (Seduc) e pela União dos Dirigentes Municipais de Educação Goiás (Undime-Go), o Nivelamento é uma ação pedagógica, iniciada na rede estadual agora em 2020, que consiste na aplicação de avaliações e aulas de reforço para trabalhar os conteúdos mais importantes do ano anterior, em Língua Portuguesa e em Matemática.

Objetivo

De acordo com a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, Gisele Faria, essas atividades visam recordar e fortalecer as aprendizagens essenciais do último ano escolar para construir, a partir de então, novos conhecimentos com mais facilidade. Assim, o Nivelamento reduz os índices de reprovação e evasão escolar.

“Muitas vezes, aquilo que é aprendido no ano anterior é pressuposto, é base, para se aprender neste ano. Quando fazemos uma avaliação diagnóstica para ver quem tem lacunas de aprendizagem e entramos com material de reforço para esses alunos, nivelamos a turma e a tornamos um pouco mais homogênea, para trabalhar os conteúdos do ano”, explicou a superintendente.

Como funciona

A avaliação de Língua Portuguesa e de Matemática aplicada nas escolas nesta quarta-feira (5/2) marcou o início do Nivelamento nas escolas. Depois dessa etapa, os alunos vão receber 30 aulas de reforço (15 de Língua Portuguesa e 15 de Matemática), até o dia 3 de março. Nesta data, os alunos passarão por uma avaliação final, para verificar o desempenho dos estudantes.

Todo o processo está sendo baseado em uma matriz de aprendizagens essenciais, construída pela Seduc, que aponta quais habilidades e competências devem ser trabalhados em cada ano escolar.

“Estamos entrando com 15 aulas de Língua Portuguesa e Matemática, que vai compreender todo o mês de fevereiro, para proporcionar aos nossos estudantes possibilidade de superar dificuldades, preencher lacunas de aprendizagem e cursar o Ensino Médio com sucesso”, afirmou a Superintendência de Ensino Médio da Seduc, Osvany Gundim.

Toda a rede

A gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais da Seduc, Carla Bernardes, lembra que a maioria dos professores já tem o costume de começar o ano letivo com uma pequena revisão do último ano. No entanto, agora essa prática foi normatizada e generalizada em toda a rede estadual, a fim de garantir que o nivelamento seja feito.

Ampliação de aprendizagens

“A intenção do Nivelamento não é só corrigir o déficit do estudante, mas é, a partir daí, ampliar o conteúdo que foi trabalhado nos anos anteriores, uma vez que o estudante já está com mais maturidade, consolidar isso a partir de situações-problemas e sistematizar as deficiências do estudante como foco para o Saeb e Enem”, destacou o coordenador de Área de Matemática e suas tecnologias, Inácio de Araújo Machado.

Comunicação Seduc

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo