PRF, Detran Goiás, Secretaria do Entorno e municípios seminário de segurança viária por menos mortes no trânsito  

Demanda para um transito mais seguro no Entorno do DF reuniu municípios, PRF-DF, Senatran, Detran-GO, Cetran e no poder legislativo na sede da SEDF-GO. Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO) em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e área de mobilidade das prefeituras da região iniciaram o planejamento do Seminário de Segurança Viária. “Dentro da mobilidade, a segurança viária é uma das nossas grandes preocupações, já que grande parte do morador do entorno trabalha em Brasília. Realizar esse seminário é uma demanda dos municípios e nós estamos aqui para ajudar a fazer isso acontecer”, disse a secretária do Entorno, Caroline Fleury.   

A reunião foi realizada na sede na SEDF-GO, na manhã desta quarta-feira (31), e contou com a participação da superintendente da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Maria Alice Nascimento, do presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran – Goiás), Waldir Soares, o assessor do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Deputado Estadual Bruno Peixoto, Fernando Barcelos e demais autoridades.   

Para o presidente do Detran Goiás, Waldir Soares, união é a palavra-chave para promover essa segurança viária no Entorno do Distrito Federal. “Quanto mais gente no projeto mais importante ele se torna para a sociedade e mais força ele ganha. A integração dos municípios é indispensável e todos tem a qualquer momento o apoio do Detran, para ações de formação e capacitação. No que nos cabe estamos prontos a ajudar”   

Apesar da restrição no efetivo, a PRF, da regional do Distrito Federal e Entorno, se propôs a cooperar com as ações propostas. “Temos excelentes instrutores, e boa tecnologia. Estamos em vias de fechar acordo de cooperação técnica com o Detran do DF e isso pode ser feito também com o Detran de Goiás. Mas temos que ter em mente que o que vai nos fazer trabalhar com eficiência é a capacitação e o uso da tecnologia”, pontuou Laura Anjos, Superintendente-Executiva da PRF-DF.   

Maria Alice Nascimento, elogiou a iniciativa da SEDF-GO em provocar esse encontro em prol de medidas que efetivamente diminuam os acidentes de trânsito. “Sabemos que temos dificuldades em diversos âmbitos: efetivo, tecnologia. Mas, se todo mundo unir forças com ações em conjunto, realmente teremos resultados. Na parte da capacitação o Senatran pode colaborar e já está em ação”.  

Desafios  

Representantes de cada um dos 13 municípios do Entorno aproveitaram a oportunidade também para falar sobre desafios e as prioridades para o trânsito em cada cidade. “Me sinto responsável pelo sinistro, o que eu poderia ter feito. Será que teríamos evitado? Eu nunca vou naturalizar uma morte? Eu não consigo aceitar as mortes no trânsito”, declarou Marcius Siddarta, agente de trânsito de Novo Gama, que foi um dos idealizadores do evento.   

“Fico muito animado, por estarmos unidos nessa causa. Nossas dificuldades precisam ser diagnosticadas, organizadas e aí traçarmos as estratégias possíveis para estabelecer a gestão do trânsito. Tudo que a gente quer é resolver nossas dificuldades e avançar na segurança viária na região do Entorno”, completou Sidarta.  

Para Caroline Fleury, esse é só um primeiro passo de um grande projeto. “Formular ações de capacitação: envolvendo o seminário voltado para segurança viária; olhar com atenção para o trânsito, principalmente no entorno Sul; avançar nas questões legais junto às bancadas no legislativo. São pequenas metas que demandam o compromisso de cada um aqui, para alcançarmos a meta de reduzir os acidentes e mortes no trânsito”, elencou. 

União 

Na reunião estiveram presentes ainda Nayara Barros Coimbra, Presidente Conselho Estadual de Trânsito de Goiás, Sirlei Kuiva, Coordenadora Senatran, o vice-prefeito de planaltina de Goiás, José Venceslau de Sousa e os secretários municipais: José Olivio Chaves, de Águas Lindas de Goiás, Rivadávia Neto, de Cidade Ocidental, Lucimar Bonfim da Silva (Pelé), de Novo Gama, Erivaldo Gonçalves, de Padre Bernardo, Ronaldo Alves de Assunção, de Cocalzinho de Goiás, Hugo Adhemar, de Abadiânia. Os superintendentes: Carlos Gomes de Moura, Superintendência Municipal de Trânsito de Formosa Thiago Costa, da Autarquia Municipal de Trânsito de Alexânia, Antônio César de Oliveira, da Agência Municipal de Trânsito e Transporte de Valparaíso, Adauto da Silva, da Companhia Municipal de Trânsito de Santo Antônio, o comandante Roberto dos Santos Alves, da Guarda Civil de Cristalina e agentes de trânsito Mario Lúcio e Roniê Carlos, de Luziânia. 

Comunicação Setorial – Secretaria do Entorno do DF  

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo