Governo de Goiás amplia atendimento hospitalar no Entorno do DF
Depois de Formosa e Luziânia, Águas Lindas terá o atendimento de saúde regionalizado. 86% das obras do novo Hospital Estadual já estão concluídas.
Após 20 anos paralisadas, as obras do Hospital Estadual de Águas Lindas estão 86% concluídas. Desde que retomou a construção no início da gestão, o governador Ronaldo Caiado ampliou o projeto inicial com previsão de entrega para este ano. Os investimentos já aplicados somam mais de R$ 87 milhões do Tesouro Estadual.
“Nós triplicamos o tamanho do Hospital de Águas Lindas”, cita Caiado, ao lembrar as mudanças no projeto inicial. Quando estiver em pleno funcionamento, a unidade vai beneficiar 1,2 milhão de moradores da Macrorregião Nordeste, composta por 31 municípios, com seus 164 leitos, incluindo uma maternidade. Dos 40 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), 20 serão destinados a bebês e crianças.
Para a Secretaria do Entorno do DF, Caroline Fleury, todo investimento já feito nas políticas públicas da região demonstram a preocupação do governador Ronaldo Caiado com o Entorno. “As cidades do Entorno do DF agora têm a certeza de que pertencem a Goiás e contam com um governador sensível as demandas da população. Avanços na educação, segurança pública e saúde são motivo de orgulho para todos nós”, destacou.
Estrutura
Com 15 mil metros quadrados de área construída, a estrutura do Hospital Estadual de Águas Lindas é composta de 18 blocos, reunindo recepção, ambulatório, enfermarias, setor de emergência, unidades de terapia intensiva adulta e infantil, refeitório, auditório, sala de classificação de risco, banco de sangue, banco de leite e centro cirúrgico.
O hospital também vai oferecer exames de tomografia, ressonância magnética, raio-X, ultrassom e bancos de sangue e leite. Ao todo, em Goiás a política de regionalização, implementada em 2019, soma investimentos em seis policlínicas, 33 hospitais próprios e 48 conveniados que oferecem atendimento pelo Sistema Único da Saúde no estado.
Secretaria do Entorno do DF, com informações da Secom – Governo de Goiás