Futuros guias de turismo de Formosa iniciam curso técnico pelo COTEC

Em 18 meses, esses alunos serão profissionais de alto nível e com todos os requisitos necessários para uma atuação ampla e bem-sucedida no mercado de trabalho]

Alunos do Curso de Guia de Turismo do Cotec durante aula presencial: qualificação em alto nível focada nas demandas do mercado (Foto: Retomada)

O Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec), que está sob a gestão da secretaria de estado da Retomada e com pedagógico a cargo da Universidade Federal de Goiás (UFG), deu início na quarta-feira (13) à primeira turma do curso técnico em Guia de Turismo para alunos de Formosa. Em 18 meses, a cidade que é reconhecida pelo grande potencial turístico, e por abrigar a Cachoeira do Itiquira, terá profissionais altamente qualificados com e todos os requisitos necessários para uma atuação ampla e bem-sucedida no mercado de trabalho.

“O Entorno brilha com suas cachoeiras, cultura, comida, sua gente. É uma das áreas que mais crescem em força e visibilidade. Por isso, é fundamental para a recém-criada região turística do país, Encantos do Planalto Central, essa capacitação e profissionalização que o Governo de Goiás está proporcionando”, afirmou Caroline Fleury, secretária de estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO).

O secretário da Retomada, César Moura, destaca que a grade do curso segue um modelo que é referência nacional para o segmento turístico. “Fizemos questão de que seja uma formação de alto nível, para que os profissionais goianos estejam preparados para as melhores posições dentro do mercado. E um curso totalmente gratuito”, lembra ele.

A secretária municipal de Turismo e Cultura de Formosa, Pâmella de Castro Miranda, conta que há muito tempo a formação vem sendo aguardada para Formosa. “Graças à articulação que a secretária Carol Fleury fez junto com o secretário César Moura o curso veio para cá, porque a demanda na nossa região é muito grande.”

Ela também está inscrita no Curso. “Minha expectativa enquanto aluna já é melhor possível, tenho certeza de que vai ser muito bom para o meu currículo. Já fui agente de viagem, tive algumas experiências na área de turismo, hoje estou gestora e depois espero viver como Guia, já que é uma profissão regulamentada por lei.”

Regiões Turísticas

Formosa é parte da 12ª região turística de Goiás, Encantos do Planalto Central, formada no final de 2023 e sob o gerenciamento da secretária Pâmella de Castro, que comemora o crescimento do turismo de forma assertiva. “A gente espera que esse curso chegue a outros municípios que têm Cotec e, para isso, podem contar com o nosso apoio. Quanto mais municípios receberem o curso de guia, melhor para a região toda, né?”

“Formosa, na verdade, está no meio de outras duas regiões turísticas, que é a Terra Ronca, onde está o Parque Estadual de Terra Ronca, Mambaí e outros municípios, e a Chapada dos Veadeiros. Então, hoje, Formosa recebe visitantes dessas duas regiões turísticas, por isso a importância desse curso. Hoje nós temos 30 pessoas fazendo o curso de guia com a intenção de atuar nessas três regiões, Encantos do Planalto Central, Terra Ronca e Chapada dos Veadeiros.”

Para Fleury, essa iniciativa é um divisor de águas para o setor na região. “É muito diferente visitar um lugar que oferece profissionais com conhecimento técnico, teórico e prático. O turista se sentirá mais seguro e indicará o lugar não apenas pelas belezas e atrações que são inúmeras, mas pelo atendimento prestado, e aí o comércio local também se adequa e se especializa, os demais serviços vão procurando se capacitar à altura do que pede a demanda e, assim, a economia gira. Todos ganham. O aluno que agora é um profissional ganha, o dono da mercearia ganha, o dono do hotel ganha e o Estado também”.

O Curso

O curso oferecido pelos Cotecs atende hoje a 30 alunos em Formosa, 30 em Santa Helena e 30 em Jaraguá. É ministrado no formato EaD, sendo 20% da carga horária (168 horas) presencial. A grade curricular segue os padrões do Centro Paula Souza, referência nacional para cursos de Guia de Turismo, adaptado às exigências do mercado.

Na programação os alunos farão seis viagens, contemplando destinos regionais, nacionais e um internacional, com despesas custeadas pelo Governo de Goiás. A formação de nível médio, com duração de 18 meses, é oferecida gratuitamente apenas nos colégios tecnológicos do estado, com investimento total de R$ 2,1 milhões pelo Governo de Goiás.

Comunicação Setorial da Secretaria do Entorno do DF e Secretaria da Retomada

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo