Criação de Secretaria do Entorno foi “tiro certo” do Governo de Goiás
Comandante Regional da Polícia Militar do Entorno Sul, tenente-coronel Arantes disse que melhoria em números de segurança tem atraído mais negócios
Ao falar sobre a redução dos índices de criminalidade na região do Entorno do Distrito Federal, o tenente-coronel Arantes, comandante Regional da Polícia Militar do Entorno Sul, afirmou que a criação da Secretaria do Entorno (SEDF-GO) foi um “tiro certo” do Governo de Goiás. De acordo com ele, o Entorno está mais seguro por um conjunto de políticas públicas que têm chegado aos municípios. “O Entorno hoje é uma região segura e que tem atraído mais negócios”, frisou durante uma entrevista.
A secretária do Entorno, Caroline Fleury, afirmou que a melhoria na segurança tem impactado positivamente a vida dos moradores e comerciantes da região. Cidades como Novo Gama e Valparaíso foram reconhecidas entre as três melhores para se viver no estado de Goiás, destacando-se pela segurança e qualidade de vida. Para ela, a segurança pública tem impulsionado o desenvolvimento socioeconômico da região, melhorando indicadores de qualidade de vida, fomentando o comércio e o turismo e atraindo investidores.
Para ela, esse ambiente seguro é fundamental para o crescimento sustentável da região. “A segurança tem permitido aos empresários se estabelecerem. Antes os empresários tinham receio de abrir cedo ou fechar tarde um estabelecimento, por causa de assaltos, essa realidade mudou. A segurança puxa o desenvolvimento, o comércio fica aberto, gera emprego”, disse Caroline Fleury.
Os resultados positivos são fruto de investimentos estratégicos e políticas de segurança eficazes, como o aumento do efetivo policial e a valorização das carreiras, a construção de novas penitenciárias e a colaboração entre as forças de segurança, incluindo as Polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Penitenciária. A meta de redução mínima de 10% em todas as modalidades criminosas em comparação ao ano anterior tem sido um guia para as ações implementadas.
O tenente-coronel Arantes explicou que, além da atuação ostensiva, há um monitoramento e cruzamento de dados que direciona as ações a partir de uma integração operacional, documental e física das forças de segurança em Goiás. “Hoje, dentro da Secretaria de Segurança Pública, nós temos o observatório. Nós monitoramos as modalidades criminosas todos os dias. As ocorrências registradas formam um ‘mapa de calor’ em que o comandante traça estratégias imediatas para reduzir índices”, detalhou.
Ele ainda garantiu que a sensação de segurança da população acompanhou a melhoria dos números. “A gente criou o programa ‘Bom Dia Cidadão’ de patrulhas diárias nas linhas de ônibus, a partir das 3h30 da manhã. Isso não quer dizer que antes desse horário nós estamos parados, mas a partir das 3h30 temos viaturas em todas as linhas de ônibus”, afirmou.
Secretaria do Entorno do Distrito Federal – Governo de Goiás