Secretário visita HEL e debate atendimento de saúde em Luziânia e municípios do Entorno do DF

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, visitou mais uma unidade de saúde do Governo de Goiás, nesta terça-feira (10/11), para conhecer a estrutura, o serviço ofertado e ouvir a opinião dos pacientes sobre o atendimento recebido. Desta vez, o secretário conheceu o Hospital Estadual de Luziânia (HEL), onde foi recebido pelo diretor-geral Francisco Hamud e equipe, que apresentaram a ela a unidade de saúde. “É uma oportunidade também para verificarmos se há alguma necessidade de incremento dessa parceria”, disse o secretário.

Rasível Santos visitou leitos de enfermagem, onde conversou com pacientes. “Aqui é ótimo”, disse, Maria das Graças Araújo Pinto, de 57, há dois internada na unidade, sobre atendimento recebido para reparação de uma cirurgia feita em Goiânia. Outra paciente também satisfeita com o atendimento foi a digital influencer Kimberly Aparecida de Lima, 22 anos, que deu à luz ao primeiro filho, no HEL. “Fui super bem-atendida, o quarto é muito bom e a estrutura também é muito boa”, avaliou, com o saudável bebê, de um dia de vida, no colo.

O secretário também percorreu Unidade de Terapia Intensiva (UTI), centro cirúrgico, maternidade, pronto-socorro, laboratório, entre outas instalações. Em cada uma, buscava saber sobre o nível dos trabalhos realizados, a qualificação das equipes e os resultados obtidos. Um exemplo foi a maternidade, onde ele destacou a importância de um pré-natal bem feito na atenção básica. Defensor dos partos naturais, gostou de saber que esse tipo de parto representa 75% dos nascimentos no hospital, contra 25% de cesarianas.

Regionalização
Em praticamente todos os serviços do hospital, o secretário tinha uma curiosidade, e indicava uma sugestão para ampliar ainda mais a qualidade do atendimento. “Desse modo, colocamos em prática o que o governador Ronaldo Caiado nos pediu, que é a regionalização da saúde, regionalização de fato, colocando as pessoas no centro do cuidado. E aqui no Entorno do DF (Distrito Federal) temos um carinho especial”, disse, ao observar que encontrou uma unidade de saúde bem organizada, com uma assistência oferecida de forma adequada à população.

Hospital geral de alta e média complexidade, o HEL com 54 leitos gerais adultos e 7 leitos de UTI. Realiza cirurgias, exames e presta atendimento prioritariamente a Macrorregião Nordeste e as demais Macrorregiões de Goiás. A unidade oferece atendimentos – encaminhados de forma referenciada pelo Complexo Regulador Estadual – em cardiologia, cirurgia geral, gastroenterologia geral, ginecologia, infectologia, ortopedia e traumatologia, proctologia geral, urologia, angiologia e cirurgia vascular. Em 2024, HEL realizou 265.545 atendimentos, entre os quais 5.861 internações, 2.569 cirurgias e 2.791 partos.

“Hoje, tivemos o privilégio de receber o secretário estadual da Saúde, pois é importantíssimo termos o Estado presente”, destacou Francisco Hamud. “O secretário Rasível Santos veio até nós, observou toda a estrutura da unidade, discutiu algumas situações, algumas melhorias, o que é muito positivo”, lembrou o diretor-geral da unidade. “É muito bom ter essa parceria e ter um estado muito mais próximo, na pessoa do secretário, que ouviu nossos pacientes”, acrescentou Hamud.

Importância da parceria
Qualidade da saúde na região foi tema também do encontro do secretário no gabinete do prefeito Diego Sorgatto, antes da visita ao HEL, considerada bastante positiva para as duas partes. “As expectativas são que a gente consiga ampliar leitos da maternidade e credenciar alguns procedimentos aqui com a rede particular nossa”, avaliou o prefeito. O secretário também lembrou da importância da parceria com os municípios do Entorno, e lembrou que, além do HEL, o município de Luziânia e região contam também com o Hospital Estadual de Águas Lindas (Heal), que acaba de ganhar o reforço de 40 leitos de UTI.

“Isso mostra a importância que o governador dá para o Entorno, tornando a saúde cada vez mais autônoma e os municípios, mais independentes, principalmente em relação a Brasília”, considerou a secretária de Estado do Entorno, Carol Fleury, também presente na reunião. O encontro contou ainda com o vice-prefeito, Télio Campos; secretário de saúde do município, Glênio Magrini; superintendente de infraestrutura e da gerente de Monitoramento e Avaliação da Execução dos Convênios da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Maurício Ertner e Roberta Leão Mesquita.

Secretaria de Estado de Saúde | Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo