Virada Ambiental: 15 mil mudas para recuperação de florestas no Entorno do Distrito Federal

Projeto deve plantar 15 mil mudas ao longo do ano em treze cidades da Região Metropolitana no Entorno do DF

Novo Gama, Padre Bernardo e Cocalzinho de Goiás são as primeiras cidades do Entorno a receberem a Virada Ambiental (Foto: Divulgação)

Com o plantio de mudas de ipês de diversas cores, patas-de-vaca e jatobás, o município de Novo Gama deu início, na última quinta-feira (21), à Virada Ambiental no Entorno do Distrito Federal. Nesta sexta-feira (22), foi a vez de Cocalzinho de Goiás e Padre Bernardo se unirem à iniciativa. O projeto, liderado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), tem como objetivo recuperar áreas verdes e promover a conscientização sobre a preservação do Cerrado.

A secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal, Caroline Fleury, destacou o ineditismo da participação unânime dos 13 municípios da região no projeto, viabilizada por meio de uma parceria entre o professor Emiliano Godoi, idealizador da Virada Ambiental, e o Governo de Goiás. “Ao longo do ano, 15 mil mudas serão plantadas em toda a região. Essa ação não só contribui para a sustentabilidade e o combate às mudanças climáticas, mas também melhora a qualidade de vida nas cidades, oferecendo mais conforto e ar puro. É uma honra dar início a esse trabalho em Novo Gama”, declarou.

Em Novo Gama, cerca de 60 mudas foram plantadas com a participação de alunos das escolas municipais Boa Vista e João Gabriel, além de representantes do governo local, do legislativo, do judiciário e da comunidade. O secretário de Meio Ambiente de Novo Gama, Roberto de Almeida, enfatizou o impacto da iniciativa para a cidade. “Estamos despertando para a educação ambiental e para a necessidade de engajamento de todos, não apenas no plantio, mas também na construção de uma sociedade mais consciente e responsável”, disse.

A promotora de Justiça do Meio Ambiente, Cláudia Gomes, reforçou a importância de iniciativas que promovam o cuidado com os recursos naturais. “Plantar as primeiras mudas simboliza o início de um compromisso de preservar e não apenas utilizar os recursos do meio ambiente”, afirmou.

Educação ambiental nas escolas

Além do plantio, alunos apresentaram projetos de educação ambiental desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. Entre eles, destacou-se a implementação experimental de coleta seletiva em cinco escolas municipais.

“Fomos incentivados pelos professores e mobilizamos nossas famílias em uma gincana para arrecadar resíduos recicláveis. Foi um sucesso e aprendemos a importância de cuidar do planeta”, relatou Ana Júlia, aluna do 9º ano da Escola Municipal Boa Vista.

Para Francilene Barbosa, bióloga e educadora ambiental, o envolvimento dos jovens é essencial. “É somente através da educação que podemos mudar o mundo”, afirmou.

Expansão da Virada Ambiental

Pela primeira vez, a Virada Ambiental chega ao Entorno do Distrito Federal, com atividades simultâneas previstas em Padre Bernardo e Cocalzinho de Goiás, e outros municípios serão atendidos no período chuvoso. Desde 2019, o projeto já promoveu o plantio de mais de 1,5 milhão de mudas em 17 estados brasileiros e em países como Chile, Portugal e Espanha. A Virada Ambiental é uma realização da Universidade Federal de Goiás (UFG), com apoio da Emater Goiás e da Secretaria do Entorno do Distrito Federal.

Secretaria do Entorno do DF | Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo