Encontro debate atendimento dos Caps em tempos de pandemia

 

A pandemia do coronavírus e a necessidade do isolamento social tem levado os profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) a se reinventarem para assegurar a assistência às pessoas que sofrem com transtornos mentais ou que são dependentes de álcool e drogas. Em muitas unidades, o contato pelo telefone substituiu o atendimento individual. Em outras, nas quais os usuários têm acesso a aparelhos tecnológicos, a assistência passou a ser feita on-line, grup​os no WhatsApp e canais no Youtube foram estruturados para a transmissão de informações fundamentais ao paciente. 

Com o propósito de avaliar a efetividade dessas estratégias de atendimento, possibilitar a troca de experiências entre os profissionais e promover a qualificação da assistência, será realizado nos dias 27 e 28 de agosto o 1º Encontro Goiano de Caps. O evento, em formato virtual, é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Brasília e a Secretaria Municipal de Saúde de Caldas Novas. 

A coordenadora de Monitoramento e Avaliação da Rede de Atenção Psicossocial da Gerência de Saúde Mental da SES-GO, psicóloga Fernanda Costa Nunes, informa que, embora seja voltado aos profissionais de saúde que atuam na atenção psicossocial, o evento tem parte da programação voltada ao público e demais interessados no tema. “Pretendemos aprofundar as relações críticas sobre os serviços substitutivos da saúde mental em tempos de pandemia”, sublinha a coordenadora. 

Programação

As pessoas interessadas em participar do encontro devem fazer a inscrição no site https://www.even3.com.br/encontrocapsgo2020/. As conferências serão transmitidas em www.youtube.com/fiocruzbrasiliaoficial. A conferência inicial será proferida pela médica Rosana Onocko Campos,  coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Coletiva do Ministério da Saúde A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, participará da abertura do evento, juntamente com a superintendente de Saúde Mental e Populações Específicas da SES-GO, Candice Rezende Castro e Macedo.

A programação do evento conta com a participação de convidados com ampla representatividade na cena nacional no âmbito da formulação e implementação das políticas públicas da Reforma Psiquiátrica do SUS, e de pesquisadores da Fiocruz Brasília, entre eles, André Guerrero, coordenador do Núcleo de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Nusmad) e da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da instituição.

Entre os temas e atividades está a Oficina Desinstitucionalização do Projeto Terapêutico Singular, na tarde do dia 28 de agosto, com Maria Inês Badaró, professora associada na Universidade Federal de São Carlos (Unifesp). Na manhã do dia 28, será realizada a mesa O Apoio da Residência Multiprofissional para a Qualificação dos Caps, com a socióloga e sanitarista Graziela Barbosa Barreiros e a psicóloga Jaqueline Tavares de Assis, ambas do Nusmad/Fiocruz Brasília. 

Na tarde do dia 28, a mesa Promoção e Prevenção em Saúde Mental para Minimizar os Impactos da 4ª Onda da Pandemia conta com a psicóloga Larissa Polejack Brambatti, professora associada do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.

Comunicação Setorial SES – Governo de Goiás

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo