Governador defende “transparência e competência” para resgatar confiança da sociedade na classe política
O compromisso com a aplicação do dinheiro público e a responsabilidade do gestor foram temas que nortearam a conferência do governador Ronaldo Caiado durante aula inaugural na noite da última terça-feira, dia 19, para a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg Goiás). “Quando ocupamos cargos públicos temos um compromisso com a transparência e com a competência da gestão. Este é o ponto fundamental neste momento da política nacional”, disse o governador, ao lembrar da situação fiscal de déficit em vários estados.
Em Goiás, Caiado herdou uma dívida de mais R$ 3,4 bilhões, incluindo a folha de servidores de dezembro de 2018, que não foi empenhada pela gestão de José Eliton. Diante do cenário, o governador ressaltou que a palavra de ordem é a superação. “Queremos resgatar a credibilidade, para que as pessoas acreditem no sistema democrático, naqueles que são eleitos e têm a responsabilidade de gerenciar o dinheiro público, dando qualidade de educação, saúde e segurança pública para todos os goianos.”
Durante a conferência, o governador ressaltou que o sistema de corrupção instalado no poder público fez a classe política perder credibilidade junto à população e que a sociedade se sente distante das decisões tomadas. Ciente da necessidade de reverter essa situação, o governador Ronaldo Caiado apresentou o planejamento estratégico para a gestão do Estado, fundamentado na eficiência e na transparência com o gasto público. E defendeu: “agora não é momento de improviso”.
A fala do governador ocorreu durante a abertura do 29º Curso de Estudos de Política Estratégica de Inteligência da Adesg Goiás, que foi realizado no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Caiado já participou de curso da instituição e dessa vez foi o conferencista. A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra é um órgão espalhado por todos os estados brasileiros e que tem o objetivo de formar cidadãos com conhecimento necessário de direção, planejamento estratégico e defesa nacional. O órgão tem também como filosofia preservar os valores morais, incentivar a solidariedade, bem como disseminar atividades culturais e educacionais.
Para Ronaldo Caiado, o curso da Adesg é extremamente exigente e acrescenta na formação de quem dele participa. Ele integrou o curso no fim da década de 1980 e afirma que teve influência em todo decorrer de sua vida. “É importante repassar esse sentimento de solidariedade, de amor ao próximo”, ressaltou. O presidente da Adesg Goiás, Coronel Marcelo Vilanova, disse que espera que “o conhecimento e as técnicas apresentadas no curso possam estimular na valorização do sentimento de amor à Pátria e ajudar para um dos grandes desafios da atualidade: a inteligência organizacional e corporativa na gestão pública e privada”.
Gabinete de Imprensa do governador de Goiás