Dia Mundial do Rim: ações conscientizam sobre distúrbios renais

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), realizará uma série de atividades esta semana, de 9 a 13, pelo Dia Mundial do Rim. Idealizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a data é comemorada na segunda quinta-feira do mês de março, que este ano será o dia 13. O objetivo é conscientizar sobre o aumento de distúrbios renais em todo o mundo e a necessidade da prevenção dessas doenças.

A iniciativa da SES-GO/SBN quer despertar o interesse da comunidade e dos profissionais de saúde sobre os fatores de riscos para a Doença Renal Crônica (DRC) e a importância do diagnóstico precoce. Os eventos contam com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde (SMS).

A programação para os profissionais de saúde constará de uma série de videoaulas: no dia 9, o tema será diabetes; dia 10, hipertensão; dia 11, infecção do trato urinário e no final, no dia 13, debate para esclarecimento de dúvidas. As aulas, ministradas pelo médico Luciano Carvalho Vitorino, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Regional Goiás (SBN/GO), estarão disponíveis das 9 às 10 horas pela plataforma Telessaúde Goiás.  

No dia 12, a SES-GO,  juntamente com a SBN, Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e Santa Casa de Goiânia, oferece consultas com especialistas em nefrologia. Os atendimentos acontecerão das 8h às 13h, na Santa Casa, beneficiando pacientes cadastrados pelo Complexo Regulador da SES-GO e encaminhados para essa consulta.

Na quinta-feira (12) e sexta-feira (13) será realizado o Circuito Saúde, com exames de triagem e orientações dos riscos para doenças renais. O usuário identificado com fator de risco será encaminhado para acompanhamento em uma unidade básica de saúde próxima de sua residência. Na quinta-feira, a ação ocorre das 8h às 17h, no Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG), também unidade do Governo de Goiás. Na sexta-feira, será das 9h às 12h e das 14h às 17h, para colaboradores da Infraero no Aeroporto Internacional de Goiânia Santa Genoveva.

Função vital

A doença renal crônica (DRC) se caracteriza pela lesão nos rins que se mantém por três meses ou mais, com diversas consequências, pois os rins têm muitas funções, entre elas: regular a pressão arterial, filtrar o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam anemia e doenças ósseas, entre outras.

“A Doença Renal Crônica é silenciosa e progressiva, tendo como fortes aliados a hipertensão, diabetes, obesidade, entre outros. O diagnóstico tardio leva o paciente à dependência de hemodiálise para sobreviver. A prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais para a redução desses agravos”, alerta Hélia Alves, coordenadora de Nefrologia da SES-GO.

Comunicação Secretaria da Saúde

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo