Detran realiza campanha para incentivar donos de veículos do Entorno a transferir de Brasília para Goiás
Em entrevista nesta quinta-feira, 25, ao programa Boa Noite Goiás, comandado por Paulo Beringhs, o presidente do Detran-GO, Marcos Roberto Silva, afirmou que o órgão está realizando trabalho no Entorno do Distrito Federal, para incentivar donos de veículos dos municípios da região a transferi-los de Brasília para Goiás. Essa campanha conta com a parceria dos prefeitos de municípios do Entorno; e tem o objetivo de reforçar a arrecadação estadual e municipal nessas localidades.
Também estiveram no estúdio da TV Brasil Central o prefeito de Águas Lindas de Goiás, Lucas Antonietti (Podemos), e o deputado estadual Wilde Cambão (PSD), que representa a região do Entorno do DF na Assembleia Legislativa (Alego). Conforme o prefeito, em Águas Lindas, “infelizmente” 70% dos veículos do município hoje estão emplacados em Brasília.
Força-tarefa
“Estamos junto com o Marcos (do Detran) e com o Governo de Goiás, em parceria, e como força-tarefa, para que a gente possa transferir esses veículos para o nosso município, consequentemente aumentando nossa receita municipal e do Estado”, afirmou. O gestor municipal adiantou que, para estimular essa transferência, estuda oferecer desconto no IPTU.
O deputado Wilde Cambão ressaltou que a situação é a mesma em outros municípios do Entorno, como Luziânia, Valparaíso, Cidade Ocidental, Novo Gama. Ele reforçou a necessidade dessa campanha. Citou estudo apontando que o Estado perde, por ano, quase R$ 30 milhões de recursos do IPVA para Brasília. Ele parabenizou a iniciativa do prefeito de Águas Lindas, defendendo uma “contrapartida” para os moradores.
Manutenção das vias
O parlamentar lembrou que, em um primeiro momento o desconto no IPTU pode significar perda de receita para o município, mas ocorrerá ganho ao longo prazo, com o aumento “muito grande” da arrecadação. E ressaltou que o custo da manutenção das vias fica por conta do prefeito.
Em sua entrevista no Boa Noite Goiás, exibido simultaneamente pela TBC e pela TV Alego, o presidente do Detran-GO, Marcos Roberto, abordou ainda outros temas, como a redução do valor de taxas cobradas pelo órgão, educação no trânsito, programa CNH Social, motoristas não habilitados e plantio de árvores ao longo de vias.
Prefeito de Águas Lindas
Em sua entrevista, o prefeito Águas Lindas de Goiás, Lucas Antonietti, falou sobre seu município, uma cidade jovem, com apenas 25 anos de emancipação política, mas que tem atualmente cerca de 230 mil habitantes, dos quais 70 mil trabalham em Brasília. A economia local vive basicamente da prestação de serviço, com destaque para o comércio. Ele disse que são muitos os problemas, como falta de uma maternidade.
O prefeito acrescentou que, aproveitando a localização estratégica de Águas Lindas, pretende criar o polo industrial municipal, junto com um programa municipal de desenvolvimento econômico, visando atrair empresas. “Nosso desafio é realmente trazer o morador para viver a cidade, e para isso precisamos da maternidade funcionando”, defendeu. Abordou também a questão da construção do Hospital Regional de Águas Lindas, cuja conclusão se arrasta há anos.
Deputado Wilde Cambão
Conforme o deputado estadual Wilde Cambão, a Região do Entorno do DF “está (há) décadas largada”, Afirmou que região, a qual representa na Alego, tem 1 milhão de habitantes, porém não conta com infraestrutura adequada em termos de saúde. Disse que os moradores vivem no chamado ‘ambulanterapia’, pois as emendas dos parlamentares são praticamente para comprar ambulância para trazer (pacientes) da região para Goiânia ou Brasília. “O Entorno precisa ser repensado”, defendeu.
O parlamentar citou a aprovação, pela Alego, da nova lei de benefícios fiscais, que oferece maiores atrativos para as empresas se instalarem no Entorno. E defendeu a necessidade de uma política de criação de emprego e renda na região, que por causa da construção de Brasília “é o Eldorado prometido”, e atrai muitos migrantes. Wilde Cambão comentou ainda a polêmica declaração do governador do DF, Ibaneis Rocha, de que iria fechar a divisa com Goiás, por conta do aumento dos casos de Covid-19.
Fonte: ABC Digital-GO