Consulta sobre criação de novo parque será retomada

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, ao lado de representantes da Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás e do Governo Federal, realizará na tarde desta quinta-feira (10/9), a partir das 16 horas, o complemento da Consulta Pública realizada na última terça-feira (8/9), para discutir a criação de um novo parque estadual na região da Chapada dos Veadeiros, mais especificamente na área onde se localiza as Cataratas do Rio dos Couros.

Este complemento será realizado em função de problemas técnicos enfrentados no início das discussões da última consulta. Além de responder à dúvidas que foram coletadas nas redes sociais da secretaria, os participantes também sanarão quaisquer novas dúvidas que surgirem durante a realização da audiência.

Mesmo com os problemas enfrentados, aproximadamente 300 pessoas participaram da última consulta, seja pela plataforma Zoom, seja pelo chat do perfil do Facebook da Semad. Ao todo, foram mais de 500 interações, somente nas redes sociais da pasta, por exemplo. Segundo dados da rede, o alcance total foi de mais de 11 mil pessoas na terça-feira. 

Também, a exemplo da última primeira webinar, esta consulta contará com diversos pontos de apoio para participação da comunidade local. O link para participação estará disponível na manhã desta quinta-feira (10/9), no site da Semad, bem como nas redes sociais da secretaria.

Próximos passos

A partir do complemento da consulta pública, ocorrerá a assinatura de decreto estadual criando o Parque Estadual com gestão compartilhada com a prefeitura de Alto Paraíso. Também estão previstas ações como a instituição do Conselho Consultivo da Unidade de Conservação, constituído por representantes de órgãos públicos e de organizações da sociedade civil e a elaboração de um Plano de Manejo e do Plano de Uso Público, ambos utilizando metodologias participativas. 

Será, ainda, formatada uma estratégia para a integração do entorno, em especial o assentamento Esusa. O objetivo é criar protocolos de atuação eficazes junto às cadeias produtivas, incluindo o turismo de base comunitária, entre outras ações para a melhor gestão desse território.

Comunicação Semad

 
 
 
 

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo