Cine Cultura estreia filmes brasileiros “Fernando” e “Açúcar”

Na quinta-feira, dia 6, entram em cartaz, no Cine Cultura, o documentário “Fernando”, dos diretores Igor Angelkorte, Julia Ariani e Paula Vilela, na sessão das 15 horas, e o drama “Açúcar”, dirigido por Renata Pinheiro e Sergio Oliveira, às 18h30. Na sessão das 16h30, permanece em cartaz “Ainda Temos a Imensidão da Noite”. Na sessão das 20h15, dois filmes revezam em sessões extras: do dia 6 ao dia 8, de quinta-feira a sábado, o filme “Bacurau” e, de 9 a 12, domingo a quarta-feira,  o filme “Parasita”.

O documentário “Fernando” faz um retrato original da vida do artista Fernando Bohrer, ator e professor de teatro no Rio de Janeiro. A biografia leva elementos de ficção para retratar a rotina de trabalho, a vivência na arte e a intimidade com o companheiro. O filme traz à tela reflexões sobre o fazer artístico como ferramenta de educação e transformação. Premiado com o Troféu do Júri Popular e uma Menção Honrosa no Olhar de Cinema 2017, foi exibido na 21ª Mostra de Tiradentes e no prestigiado Festival de Málaga.

No longa-metragem Açúcar, Maeve Jinkings dá vida a Maria Bethânia, uma mulher madura, miscigenada, criada em uma família branca, que retorna à fazenda da Zona da Mata onde nasceu. Na trama, Maria Bethânia se perde em um dilema onde nem o preto nem o branco se encaixam nela. Enquanto ela tenta se reconectar com o local, enfrenta os antigos empregados, agora donos de parte da terra. A narrativa de “Açúcar” flerta com elementos de realismo fantástico e adentra na dicotomia senhor de engenho versus escravos (branco versus negro, alta cultura versus cultura popular, realidade versus imaginação).

O Cine Cultura funciona no prédio do Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, com sessões de segunda a domingo, inclusive aos feriados. O ingresso da sala custa R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia), apenas em dinheiro. Todos pagam meia-entrada nas sessões de segunda-feira. A coordenação do cinema pede, gentilmente, que facilitem o troco e evitem cédulas altas, ajudando assim o trabalho de bilheteria.

Sinopses

1) Fernando (Brasil, 2019, 71 min, 12 anos, dir: Igor Angelkorte, Julia Ariani e Paula Vilela)

Fernando é um ator e professor de teatro que, aos 74 anos, é impelido a ser protagonista de si mesmo em uma experiência que borra as fronteiras entre o documental e o ficcional. Diante de um delicado problema no coração, ele segue uma ida repleta de amor pela arte, onde a educação surge como potente elemento transformador da realidade.

2) Ainda Temos a Imensidão da Noite (2019, Brasil, 98 min, 16 anos, dir: Gustavo Galvão)

Cansada de lutar por um lugar ao sol com sua banda de rock, onde é trompetista e vocalista, Karen decide ir embora de Brasília. Ela segue os passos do ex-parceiro de banda, Artur, que tenta a sorte em Berlim. O convite parte de Martin, amigo alemão com quem fecham um triângulo imprevisível. Meses depois, forçada a recomeçar em Brasília, Karen precisa entender o papel dela e o papel da arte na cidade que o avô ajudou a construir.

3) Açúcar (2019, Brasil, 90 min, 14 anos, dir: Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira)

Bethânia Wanderley (Maeve Jinkings) não gosta do cenário rural da Zona da Mata, mas precisa voltar ao lugar onde nasceu, um decadente engenho de cana-de-açúcar, para impedir que os antigos trabalhadores do canavial tomem conta das terras. Confrontada pelo líder da associação, Zé (José Maria Alvez), e Alessandra (Dandara de Morais), que passa a ser faxineira da casa para vigiar a sinhazinha, Bethânia terá que lidar com o seu passado e os seus preconceitos.

4) Bacurau (2019, Brasil, 131 min, 16 anos, dir: Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles)

Num futuro próximo, Bacurau, um povoado do sertão de Pernambuco, some misteriosamente do mapa.

5) Parasita (2019, Coreia do Sul, 131 min, 16 anos, dir: Joon-ho Bong)

Todos os quatro membros da família Ki-taek estão desempregados, porém uma obra do acaso faz com que o filho adolescente comece a dar aulas privadas de inglês à rica família Park. Fascinados com o estilo de vida luxuoso, os quatro bolam um plano para se infiltrar nos afazeres da casa burguesa. É o início de uma série de acontecimentos incontroláveis dos quais ninguém sairá ileso.

Programação

15h00 – Fernando

16h30 – Ainda Temos a Imensidão da Noite

18h30 – Açúcar

20h15 – De 06/02 a 08/02: Bacurau

20h15 – De 09/02 a 12/02: Parasita

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo