Cida Mendes volta ao Teatro Goiânia com o espetáculo Defeito Estufa

A comediante mineira Cida Mendes, também conhecida por seus personagens “Concessa”, sobe ao palco do Teatro Goiânia no próximo sábado, dia 6 de abril, em única apresentação na cidade, com a peça Defeito Estufa, terceiro solo de sua autoria, a convite do Teatro Goiânia, unidade da Secretaria de Cultura de Goiás (Secult Goiás). O espetáculo terá início às 20 horas.

Em Defeito Estufa, montagem que tem direção de Iolene de Stéfano e produção de Consuelo Ulhoa, Concessa “desmigra” para o interior, exaurida pelo consumo e o modo de vida das grandes cidades. Com mais de cinquenta anos, a personagem, que agora está na menopausa faz uma palestra sobre o efeito estufa e faz uma comparação dos seus calores com o aquecimento global.

Na peça, a história da personagem se confunde com a de milhares de brasileiras. Migra para cidade grande, cria os filhos por lá e, agora na meia idade, volta para o interior, cansada do consumismo e da violência. A comédia aparece nos causos e na linguagem, com seu “mineirês” inconfundível. Humor leve, consciente e afetivo que conduz a plateia a rir de si mesma e a refletir sobre as coisas mais simples da vida.

O trabalho de Cida Mendes é ancorado na pesquisa oral, na linguagem popular e sempre atenta ao mundo atual. Desde o primeiro espetáculo, Cida, Iolene e Consuelo mostraram que o “trio” funciona. Cida escreve e atua, Iolene dirige e Consuelo faz a produção técnica e executiva. Assim, de uma forma bem resumida, cenários simples e de fácil transporte, aliado a um propósito artístico de grande alcance, os espetáculos circulam sem parar, seja em grandes teatros ou espaços alternativos.

O primeiro espetáculo Concessa Tecendo Prosa, criado em 1998, a personagem conta sua infância, juventude, o nascimento dos quatro filhos com o marido Vicente e sua mudança da roça pra cidade grande. Em 2005, o segundo – Concessa Pendura e Cai, toda família é reconhecida pelas roupas em um grande varal. Nesse espaço de jogo cênico, Concessa pendura as roupas e desfia suas histórias num contexto bem urbano onde suas maiores preocupações se dão em torno dos filhos.

Já sua terceira criação, Defeito Estufa completou a trilogia em 2015. Nela, Concessa extrapolou o teatro e agora tem uma casa de verdade… A Casa de Concessa. Uma casa às margens da BR 040, em Paracatu. Restaurante, café e um espaço que celebra a cultura mineira. Alí a prosa corre solta e real. As pessoas perdem a pressa quando passam por lá e assim escuta histórias, e o repertório da personagem não se esgota.

Atualmente o espaço vem ganhando notável destaque nas redes sociais com mais de 800 mil seguidores na página Casa de Concessa, no Facebook e 80 mil seguidores no canal Tecendo Prosa do Youtube.

Serviço:

Espetáculo: Defeito Estufa, texto e atuação de Cida Mendes

Data: Sábado, dia 06 de abril de 2019

Horário: às 20h

Local: Teatro Goiânia

Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada), à venda pelo site: https://www.sympla.com.br/casadeconcessa

Classificação: 12 anos

Comunicação Secult Goiás

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo