Na hora do rodízio, pneus novos devem ficar na parte de trás do carro.


 

Quem circula com pneus lisos, carecas corre perigo.

“Todo pneu tem um indicador de desgaste, são de oito a nove em cada pneu. Conforme o pneu vai rodando e desgastando, ele chega na margem de segurança, que é a hora de substituir, aí o indicador fica rente à margem do pneu”, explica o supervisor técnico do Senai Rodrigo Marques.

Para que os pneus durem mais, o fabricante recomenda fazer o rodízio a cada cinco mil quilômetros.
“Pega os pneus traseiros, coloca na dianteira e os da dianteira na traseira”, diz o supervisor técnico do Senai Rodrigo Marques.

Nos carros com tração dianteira, que são a maioria, o jogo da frente costuma ficar careca primeiro, enquanto o de trás ainda está em condições de rodar mais um pouco. Para economizar, os motoristas acabam comprando só dois pneus. Mas na hora da troca, muita gente tem dúvida: onde instalar os novos?

Fizemos um teste. O carro está com os pneus novos na frente e os usados na traseira. O piloto freia e o veículo só para 20 metros à frente. Quando os pneus novos vão para a traseira, o carro para em uma distância menor. A última prova, com os pneus novos nas rodas traseiras: o veículo não sai da trajetória.

“Devemos sempre colocar os pneus novos na traseira, melhorando o sistema de freio. Dá mais segurança”, aponta o supervisor técnico do Senai Rodrigo Marques.

Goiasnet//

Quem circula com pneus lisos, carecas corre perigo.

“Todo pneu tem um indicador de desgaste, são de oito a nove em cada pneu. Conforme o pneu vai rodando e desgastando, ele chega na margem de segurança, que é a hora de substituir, aí o indicador fica rente à margem do pneu”, explica o supervisor técnico do Senai Rodrigo Marques.

Para que os pneus durem mais, o fabricante recomenda fazer o rodízio a cada cinco mil quilômetros.
“Pega os pneus traseiros, coloca na dianteira e os da dianteira na traseira”, diz o supervisor técnico do Senai Rodrigo Marques.

Nos carros com tração dianteira, que são a maioria, o jogo da frente costuma ficar careca primeiro, enquanto o de trás ainda está em condições de rodar mais um pouco. Para economizar, os motoristas acabam comprando só dois pneus. Mas na hora da troca, muita gente tem dúvida: onde instalar os novos?

Fizemos um teste. O carro está com os pneus novos na frente e os usados na traseira. O piloto freia e o veículo só para 20 metros à frente. Quando os pneus novos vão para a traseira, o carro para em uma distância menor. A última prova, com os pneus novos nas rodas traseiras: o veículo não sai da trajetória.

“Devemos sempre colocar os pneus novos na traseira, melhorando o sistema de freio. Dá mais segurança”, aponta o supervisor técnico do Senai Rodrigo Marques.

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