Frota de veículos novos aumenta 107% no Piauí


 O número de veículos circulando no Piauí aumentou ao longo dos últimos oito anos. Os números, divulgados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), mostram um crescimento de 107% na frota de veículos novos entre os anos de 2001 e 2009.

Nesse intervalo de tempo, 117.705 automóveis foram colocados nas ruas dos municípios piauienses. De acordo com os dados divulgados, o número de carros novos era de aproximadamente 109 mil no ano de 2001. Até o primeiro semestre de 2009, mais de 227 mil veículos passaram a circular em todo o estado. Atualmente, o Piauí possui uma frota de 459.085 automóveis, segundo o Detran-PI.

De acordo com o presidente do órgão, Jesus Rodrigues, esse aumento do número de veículos novos deve-se principalmente a estabilidade econômica e ao poder de compra do consumidor piauiense. “Além disso, as revendedoras estão dando prazos maiores para o consumidor. Isso ocasionou uma facilidade maior de compra”, afirmou Jesus Rodrigues. Ele lembra que, a partir do primeiro semestre de 2009, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) contribuiu para o aumento das vendas de veículos.

No primeiro semestre deste ano, o departamento de trânsito do estado registrou 29.091 veículos novos. O número de motocicletas, aliás, dobrou em relação à quantidade de carros. Foram registradas 15.084 motos contra 8.573. “A quantidade de motos é muito maior. Boa parte delas tem como destino o interior do estado”, disse o diretor do Detran. O incremento na circulação de motocicletas deixa em alerta o Detran.

A maioria dos acidentes de trânsito registrado no estado envolve esse tipo de condução. “Diante desse aumento, estamos fazendo campanhas para conscientizar os motociclistas a usarem os equipamentos de segurança e redobrarem os cuidados quando estiverem nas ruas”, finalizou Jesus Rodrigues.

O Dia (PI)

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo