Credencial para estacionamentos: idosos e deficientes são cadastrados
A Urbes – Trânsito e Transportes trabalha no cadastramento de idosos e pessoas com deficiência e com dificuldade de locomoção interessados em obter a credencial obrigatória para uso das vagas de estacionamento regulamentado nas vias de Sorocaba.
O uso da credencial foi regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio das Resoluções 303 e 304, de dezembro de 2008, com o objetivo de uniformizar, em âmbito nacional, os procedimentos para sinalização e fiscalização do uso dessas vagas. Além dessas determinações do Contran, a Urbes também publicou uma resolução. Sempre que o idoso ou a pessoa com deficiência utilizar a vaga, devidamente sinalizada, precisará colocar a credencial no painel do veículo, com a frente voltada cima, conforme determina o Contran.
O atendimento está sendo feito desde a semana passada, nas unidades da Casa do Cidadão e também na sede da Urbes, onde deve ser entregue o requerimento, disponível no site da Urbes (www.urbes.com.br), além de alguns documentos. Até o momento, 60 pessoas manifestaram interesse em obter a credencial especial. No caso dos idosos, é preciso apresentar cópia da carteira da identidade e de um documento, em nome do solicitante, que comprove que ele é morador de Sorocaba.
Já a pessoa com deficiência ou dificuldade de locomoção também terá de apresentar cópia da carteira de identidade e de um documento que comprove residência no município e, ainda, um atestado médico conforme modelo criado pela Urbes, e disponível também no site e nas unidades da Casa do Cidadão. Não é obrigatória a presença do idoso ou da pessoa com deficiência no ato do cadastramento.
Outra pessoa, desde que comprove a ligação com o requerente, poderá fazer a entrega da documentação exigida.
Diário de Sorocaba