CONCURSO DO DETRAN 8,7% dos candidatos faltaram às provas
Dos 10.095 inscritos no concurso público do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizado ontem, 874 candidatos faltaram, um percentual de 8,7%. As provas foram aplicadas em 13 locais na capital boa-vistense. O certame durou quatro horas, das 9h às 13h.
Concorreram 9.221 candidatos as 374 vagas e também para o quadro de reserva em todos os níveis. Os salários variam de R$ 688,00 a R$ 2.131,00. Entre as ocorrências identificadas pelos fiscais da empresa contratada para a realização do certame, Cetapnet, uma pessoa foi desclassificada quando estava respondendo a prova, pois o celular tocou em sala de aula. A Folha esteve em alguns locais de aplicação das provas, e na saída alguns candidatos estavam confiantes do resultado.
A candidata Francisca Costa, 28, disse que a prova de nível médio estava aceitável e bem elaborada. “Quem se dedicou fez uma boa prova”. Da mesma opinião é a candidata Samara Araújo, 20, que acredita ter se saído bem na prova. “Poderia ser mais difícil. Achei muito fácil, e agora é aguardar o resultado”. Segundo Alex Goes, coordenador da Cetapnet, nenhum fato mais grave ocorreu nos locais de aplicação das provas.
Ele comentou que poucas pessoas chegaram após o fechamento dos portões, às 9h, e a média de faltosos esteve dentro da expectativa, considerando o número de inscritos que passou de 10 mil. “Apesar de tudo ter ocorrido dentro da normalidade, tivemos um caso de desclassificação porque o celular tocou na sala e outro inscrito não fez a prova por não ter apresentado o documento de identificação”, disse, ao destacar que agora os candidatos devem se atentar aos prazos estipulados no cronograma do concurso.
Conforme Alex, o gabarito preliminar e as provas por cargo já estão disponíveis no site do Cetapnet, www.cetapnet.com.br, desde a noite de ontem.
O prazo para interpor recursos contra o gabarito preliminar será de dois dias. O candidato que se achar no direito de contestar alguma resposta deve ingressar com recurso a partir de hoje. As respostas dos recursos e a pontuação preliminar da prova objetiva serão publicadas no dia 20 de abril.
De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado definitivo da prova objetiva de múltipla escolha está marcada para o dia 29 de abril. Também no dia 29 será publicada a convocação para a segunda fase dos candidatos que concorreram aos cargos dos Grupos I, III e IV. Para o Grupo I, será a prova de títulos.
Já os candidatos dos Grupos III e IV, devem passar por o exame médico. Ambas as fases são classificatórias e eliminatórias.
VANEZA TARGINO – Folha de Boa Vista