Ande Na Cidade sem Carro


No Dia Mundial sem Carro, hoje, iniciativas do poder público e da sociedade civil procuram sensibilizar a população pelo uso racional do automóvel. Em ação conjunta entre a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e as secretarias do Meio Ambiente e de Esportes, Recreação e Lazer, é promovida a atividade Na Cidade sem meu Carro, na Setembrina com a Osvaldo Aranha, das 9h às 11h e das 14h às 17h. No local, ocorrerá a distribuição de material educativo sobre a campanha do novo sinal de trânsito: o braço esticado do pedestre pedindo passagem na faixa de segurança. A empresa também promove a Operação Ar Puro, com o objetivo de conscientizar a população sobre as emissões dos veículos. Segundo o coordenador da Assessoria de Educação para o Trânsito da EPTC, José Nilson Padilha, a iniciativa tem a finalidade de estabelecer um diálogo com a população a respeito de práticas ecológicas no trânsito.

A proposta é que se privilegiem meios de transporte como a bicicleta e alguns trechos podem ser percorridos a pé, apontou. Um grupo de voluntários do Greenpeace circulou ontem com uma faixa na Estação Mercado da Trensurb e dentro dos trens. Os ativistas distribuíram panfletos e alertaram os usuários do metrô sobre a importância do transporte coletivo. Esse trabalho de conscientização prossegue hoje pela manhã, na plataforma e nos arredores da estação. Para a coordenadora do grupo voluntário de Porto Alegre, Tânia Pires, a ação visa mostrar que, além de usarem o metrô, eles devem se deslocar até as estações pelas linhas de integração ou por meio de carona solidária.

O assessor de Relações Comunitárias da Trensurb, Edson Ferreira, acompanhou o Greenpeace. Hoje, a partir das 8h, a ONG organiza a Vaga Verde. O grupo estará no Parcão, com representantes da Trensurb. Os voluntários ocuparão algumas vagas destinadas a carros para destacar a importância da diminuição das emissões de gases. A ação é simultânea em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Manaus e Brasília, entre outras cidades. A data é um movimento cívico internacional em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida. É feito um alerta sobre a poluição causada pelo uso cada vez maior de carros.

Correio do Povo (RS)

Uma ótima idéia pra se fazer em Goiânia.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo