Frota brasileira de veículos leves: difusão dos flexíveis e do GNV


Artigo acadêmico de Luciano Losekann e Thaís Vilela fala sobre a evolução e do perfil da frota de automóveis.
A matriz energética brasileira se caracteriza pela relevante participação do álcool e do gás natural como combustíveis automotivos alternativos aos derivados de petróleo.

 O conhecimento da evolução e do perfil da frota de automóveis é um passo fundamental para estimar o consumo desses combustíveis e orientar políticas relacionadas à substituição de derivados de petróleo bem como a mitigação de emissão de CO2.

No entanto, desde 1986, com a extinção da Taxa Rodoviária única, as estimações da frota nacional circulante no Brasil, realizadas por diversas instituições, apresentam resultados bastante divergentes.

 O DENATRAN, Departamento Nacional de Trânsito, divulga os dados sobre frota por tipo de veículo e por unidade da federação a partir dos dados de cadastramento realizados nos Detran’s, Departamentos Estaduais de Trânsito.

Contudo, além de desconsiderar grande parcela do sucateamento de veículos, as transferências interestaduais tendem a conduzir estimativas sobredimensionadas. Com o objetivo de melhor quantificar a frota nacional, diversas estimativas foram feitas por especialistas (são exemplos, Mattos e Correia, 1996 e Alvim, 2000).

 Este artigo oferece uma estimativa atualizada da frota circulante no Brasil, apresentando a difusão de automóveis flexíveis e convertidos a GNV.

Gás Brasil

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