Avenida é contruída para desafogar trânsito no Alto da Glória e Parque das Laranjeiras


A Prefeitura de Goiânia, por intermédio da Agência Municipal de Obras (Amob), realiza várias intervenções que facilitam o percurso entre regiões e desafogam o tráfego de veículos na capital. Uma dessas intervenções é a obra de construção da Avenida que liga o bairro Alto da Glória ao Parque das Laranjeiras, beneficiando também os setores Pedro Ludovico, Sul, Marista, Vila Redenção, Jardim da Luz, Parque Atheneu, Jardim Mariliza e demais bairros dessa região. Mesmo com a chuva, o trabalho no local foi intensificado.

Com 900 metros de comprimento e 10 metros de largura em cada pista, a nova via vai aliviar o trânsito de outros viadutos da BR-153, como o da GO-020, saída para Bela Vista e do Jardim Botânico, saída para o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), e das ruas adjacentes. A conclusão dessa obra ligando o Bairro Alto da Glória, ao lado da Universidade Paulista (UNIP), na BR-153, até a Rua das Espatódias, no Parque das Laranjeiras, está prevista para até o final de outubro.

Gustavo Zanelati, engenheiro da Amob, explica que a ampliação da pista tem o objetivo de desafogar o trânsito em regiões bem movimentadas. “A obra visa melhorar o fluxo de veículos que hoje se concentra na Terceira Radial, na Avenida Antônio de Queiroz Barreto e na Avenida Contorno, no Jardim da Luz. Essa Avenida monumental será mais uma opção de acesso”, afirma.

O engenheiro também esclarece que também que estão em andamento vários serviços de terraplenagem, para implantação de galerias pluviais, execução de gabião, dragagem, aterro em muro de arrimo e o bueiro do Córrego Barreiro já foi concluído.

 Outras obras

A Marginal Botafogo também está sendo contemplada com mais um trecho entre as Avenidas Jamel Cecílio e a 2ª Radial, no Setor Pedro Ludovico. A obra encurtará distâncias para quem trafegar no sentido norte/sul pela Marginal, em direção ao Parque das Laranjeiras e região. O condutor poderá acessar a pista em construção pela 2ª Radial, no setor Pedro Ludovico.

Ações como construção de galerias pluviais e muros de arrimo no canal do Córrego Botafogo já foram feitos para dar sustentação às pistas que serão construídas nesse trecho. Também estão sendo feitas visitas as famílias que moram nas proximidades da Marginal Botafogo, a fim de negociar a desapropriação do imóvel e dar continuidade aos serviços de construção da Marginal.

O projeto para construção do viaduto foi feito pela UNIP, readequado pela Amob, e só depois oferecido ao DNIT. Para que o projeto fosse colocado em prática, a Prefeitura de Goiânia precisou desapropriar algumas áreas para construir o viaduto da BR-153, totalizando mais de 4 milhões de reais.

Diário da Manhã

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