Trânsito muda em dois pontos da cidade
A partir de hoje, mudanças no trânsito nas regiões do Terminal Bandeiras e da Praça do Cruzeiro começarão a ser sentidas pelos motoristas goianienses. No entorno do Terminal, no Jardim Europa, a Agência Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (AMT) entrega, enfim, as intervenções que determinam novos sentidos de circulação e as respectivas sinalizações das vias envolvidas. No que diz respeito à Praça do Cruzeiro, o prefeito Paulo Garcia anuncia o início de mudanças programadas para melhorar o trânsito no Setor Sul, a partir de projeto elaborado pelos engenheiros da AMT, discutido em audiência pública com moradores e comerciantes da região no fim do ano passado.
As alterações feitas nos acessos e no entorno do Terminal Bandeiras incluem mudanças de sentido de vias, novos semáforos e implantação de faixas de pedestres, entre outros ajustes, obedecendo às prioridades do tráfego nos sentidos de maior demanda. Uma das mudanças foi a eliminação da conversão à esquerda da Avenida Milão para a Avenida Itália. Agora, essa mesma conversão deverá ser feita no cruzamento entre as Avenidas Bandeiras e Milão.
Com essas intervenções, as Ruas Finlândia e Copenhague permanecem em sentido duplo de tráfego, enquanto pelo menos 12 vias passam a ter sentido único (veja quadro). Na região do Terminal Bandeiras, os tempos semafóricos nos cruzamentos sinalizados também foram racionalizados, obedecendo à prioridade do transporte coletivo e às vias de maior demanda de tráfego. A AMT informa que foi preparado panfleto educativo acerca das mudanças e que, durante uma semana, vai destinar uma equipe de fiscalização para orientar os condutores sobre a nova sinalização.
“Tudo foi pensado para melhorar o trânsito em médio e longo prazos. Trata-se de um grande trabalho, com foco no transporte coletivo, mas extremamente necessário para melhorar a fluidez da região. Agora é fundamental que os motoristas respeitem os novos sentidos de circulação, as restrições de estacionamento e de conversões para que seja possível usufruir de maneira segura das melhorias”, destaca o presidente da AMT, Miguel Tiago.
Praça do Cruzeiro
Em relação ao Setor Sul, as intervenções objetivam, segundo o órgão municipal de trânsito, reduzir o carregamento na Praça do Cruzeiro – foco de várias reclamações – e nas vias adjacentes, distribuindo o fluxo para ruas próximas e aumentando a fluidez do tráfego na região. A expectativa é desafogar o trânsito em curto espaço de tempo.
As intervenções resultarão no fechamento do lado norte da Praça (entroncamento com a Avenida 84). No cruzamento da Rua 90 com a Rua 123, onde já existe um semáforo para pedestres, será aberto o canteiro central e permitido o fluxo de veículos.
As novas sinalizações exigirão a instalação de quatro semáforos: na Avenida 87 com a Rua 124; na Avenida 84 com a Rua 107; na Rua 86 com a Rua 107; e na Avenida 88 com a Rua 123. Todos os equipamentos indicarão sentido único das vias, aliado à proibição de estacionamento de um lado das respectivas ruas e avenidas. Próximo aos semáforos, o estacionamento será proibido nos dois lados.
O Popular //