Biblioteca internacional integra 52 publicações goianas sobre Covid-19

A Biblioteca Professora Ena Galvão, do Governo de Goiás, já conta com 52 publicações relacionadas à Covid-19 na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informações em Ciências da Saúde (Bireme/Opas). É o que aponta o levantamento feito pela Superintendência da Escola de Saúde de Goiás, da Secretaria de Estado da Saúde (SESG/SES-GO), da qual a biblioteca faz parte. 

Entre os títulos disponíveis na plataforma internacional estão boletins e informes epidemiológicos da Covid-19 em Goiás, plano estratégico para a política de enfrentamento aos efeitos da pandemia, decretos, cartilha com protocolos de funcionamento de atividades comerciais.

Fazem parte ainda do acervo o plano estadual de contingência para o enfrentamento do novo coronavírus, além de artigos científicos da Revista Científica da Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago. Além da Covid-19, o Governo de Goiás conta com 120 publicações relacionadas à saúde pública goiana.

A nova modalidade de “bibliotecas sem paredes e livros sem páginas” veio para ficar. Atenta às mudanças causadas pela revolução digital, a SESG aceitou o desafio e tem dado passos importantes rumo à nova realidade virtual. Desde dezembro de 2019, é a responsável pela indexação dos documentos da SES-GO na Bireme/Conass. 

Mapeamento

Na linha de frente, as bibliotecárias da SESG realizam minucioso mapeamento de documentos, que são de acesso público e podem ser usados para estudos, pesquisas e trabalhos científicos em escala mundial.

O Projeto de Cooperação Técnica entre a Bireme e o Conselho Nacional de Secretários de saúde/Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (CONASS/Opas/OMS) foi o responsável pela inserção do Governo de Goiás como centro cooperante de informações.

Além dos registros bibliográficos já indexados, outras produções intelectuais independentes, organizadas metodologicamente, também são aceitas para publicação no sistema. 

Realizadas em escala mundial, essas publicações contribuem para o sistema da BVS e representam muito para os autores, pois é uma forma de divulgar sua produção intelectual em uma base conhecida e respeitada. “Os autores interessados encaminham para a SESG, que avalia e dá sequência ao fluxo de publicação”, explica a bibliotecária Wusula Francisca de Sousa Pitarelli.

Para saber se o seu estudo científico pode ser divulgado na rede BVS pela SES-GO, envie um e-mail para biblioteca.escoladesaude@goias.gov.br. Para acessar a BVS, clique no endereço http://brasil.bvs.br/ 

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo