Aluguel Social entrega 500 cartões a famílias de Planaltina
A coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado, entregou, nesta segunda-feira (16), cartões do programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social a 500 famílias de Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal (DF). As pessoas beneficiadas pelo programa da Agência Goiana de Habitação (Agehab) são moradoras do município há pelo menos três anos e vivem em situação de vulnerabilidade social.
"O governador respeita o Entorno. O Entorno é de Goiás! Política a gente faz com político. Com a população, a gente faz entrega. É assim que nós estamos chegando aqui com o Goiás Social, com o Mães de Goiás, com o Bolsa Estudo e todos os nossos programas sociais. Vocês merecem todo o nosso respeito, carinho e compromisso", ressaltou Gracinha, que aproveitou para apresentar, ainda, dados de benefícios trazidos para a cidade, como os 2.076 cartões do Mães de Goiás e também os repasses do Bolsa Estudo, de R$ 100 mensais, para estudantes que ingressam no Ensino Médio na rede estadual de educação.
A entrega também foi acompanhada pelo presidente da Agehab, Pedro Sales, que ressaltou o compromisso do Governo de Goiás com a região do Entorno do DF, uma das mais carentes do Estado. "Qual foi a ideia que concebemos no momento dramático em que vimos um crescimento no déficit habitacional? Auxiliar as pessoas com seu aluguel e, por meio desta ação social, manter as famílias em condição de dignidade no seu lar. Vem para ajudar toda uma rede de proteção e de ações sociais. O governador Ronaldo Caiado sempre fala que a maior obra do governo dele é chegar diretamente nas pessoas, transformar positivamente a vida de quem precisa do Estado", relembrou o gestor.
"Estamos conseguindo sair dos resquícios da pandemia e avançar na cidade graças às parcerias com o Estado", celebrou o prefeito de Planaltina de Goiás, Delegado Cristiomário. "A gente tem que agradecer pelo trabalho do governador Ronaldo Caiado. Ele e todo o seu governo não tem medido esforços para trazer benfeitorias para Planaltina", expressou a primeira-dama do município e secretária de Desenvolvimento Social e Habitação da cidade, Lilian Kelly.
O Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social destina o valor mensal de R$ 350 para locação de imóveis por 18 meses para famílias em situação de vulnerabilidade social, superendividamento e que não tenham moradia própria. O programa opera com recursos provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege), coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS) da Governadoria, dentro do Goiás Social e já chegou a 49 municípios goianos.
Mãe de duas crianças, a diarista Juciaria Barbosa, de 29 anos, afirmou que o programa dá mais tranquilidade e segurança para ela e sua família. “Tinha dia que as diárias entravam, mas tinha que guardar para o aluguel, né? Agora posso pagar a moradia, mas também tem dinheiro para pagar contas de água e luz, e comprar calçado e roupas para meus filhos”, disse. Atualmente desempregada, Dina dos Santos, de 33 anos, afirmou que o auxílio mensal vai ajudar a assegurar uma moradia digna para ela e seus cinco filhos. “É uma iniciativa muito boa. Antigamente a gente estava esquecido, mas agora veio essa ação."
Entrega de cobertores
No evento, também foram entregues 800 cobertores da Campanha Aquecendo Vidas 2022, da OVG e Governo de Goiás. Os agasalhos fazem parte de um total de 70 mil unidades, que será distribuído a todos os 246 municípios, bem como entidades sociais e pessoas em situação de rua em Goiânia e na Região Metropolitana. Juntamente com os cobertores, a população planaltinense recebeu kits do Mix do Bem, alimento nutritivo e de preparo rápido, com arroz, proteína de soja, cenoura, tomate, alho e cebola desidratados.
"A gente sabe da frente fria que está chegando e trouxemos os cobertores. O Mix do Bem também vem para cuidar de vocês. A determinação do governador é para que não deixemos nenhum goiano para trás", reforçou a primeira-dama de Goiás. "O sentimento é de carinho, mas de responsabilidade também. A função do governante é de fazer as entregas para as pessoas de forma rápida. O Estado pode muito, mas não pode tudo. Mas a determinação do governador para todos os seus secretários é que faça com agilidade as entregas para quem mais precisa", completou ela.
Fonte: Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás