AJE Goiânia será parceira do Programa de Exportação Estruturada do Governo de Goiás

O Governo de Goiás, por meio da Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos, Cidades, Infraestrutura, e Comércio Exterior (Sedi), dentro da Superintendência de Negócios Internacionais do Estado de Goiás, assinará nesta sexta-feira, dia 13, protocolo de intenções para o ‘Programa de Exportação Estruturada’ (PEE) e a Associação dos Jovens Empreendedores e Empresários de Goiânia (AJE Goiânia) é umas das entidades estratégicas, com uma base tecnológica por meio do e dentro deste programa. O objetivo é estruturar oportunidades de negócios e possibilitar a inserção competitiva dos produtos goianos no mercado internacional, com maior valor agregado. Evento ocorrerá no salão Master Hall, Jardim Santo Antônio, às 20h.

Para este programa, a previsão de investimentos é mais de R$ 3 milhões e a expectativa é que surjam, em Goiás, 500 novas empresas exportadoras e mais de dois mil novos empregos gerados. De acordo com o subsecretário da Sedi, Éverton Chaves Correia, o intuito é mobilizar os segmentos empresariais envolvidos, com ênfase nas micro e pequenas empresas. “Iremos oferecer capacitação para inserção no mercado internacional, prospecção e abertura de novos mercados externos, gestão compartilhada, por meio de nosso Comitê Gestor e Comitês Temáticos para cada linha existente dentro deste programa”, destaca.

Segundo o presidente da AJE Goiânia, Marcus Siekierski, ser parceiro estratégico deste programa é fundamental para o fortalecimento do empreendedorismo jovem em Goiás. Para ele, empreender é gerar movimento. “Estamos no caminho certo. Cada vez mais o empreendedorismo jovem vem ganhando força no Brasil, mas ainda existem gargalos a serem superados”, comenta. Como exemplo, ele cita a burocracia e a alta carga tributária, que é considerada, no Brasil, uma das mais altas do mundo.

Entenda o programa

O PEE será realizado por meio de estudo e pesquisa de mercado externo, com foco em empreendedores de baixa renda para acelerar o desenvolvimento econômico e social dos municípios do Estado de Goiás. Com duração de dois anos, ele é uma parceria com o governo de Goiás, entidades privadas de interesse público e consultores especializados. Além disso, o programa será obtido por meio de conversão e/ou estruturação de toda a cadeia produtiva, com base no apoio a atividades dos micro e pequenos empreendedores em microrregiões de baixa renda, acelerando o impacto sobre a redistribuição de renda.

Para melhor direcionamento, o PEE é composto por três eixos estratégicos. O AgroExport, um redirecionamento da produção do pequeno empreendedor rural, incluindo Agricultura Familiar, para cultura de maior valor agregada destinada à exportação. O E-comex, direcionado a micro e pequenos empreendedores do setor de indústria, comércio e agronegócio com foco no mercado internacional e àModa de Goiás, com foco na exportação dos produtos do ‘Goiás na Moda’ ou outros produtos goianos que tenham a identidade regional do Estado de Goiás e potencial de exportação.

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo