Agrodefesa marca presença em Fórum Nacional de Febre Aftosa, no Rio Grande do Sul
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em ação conjunta com o Serviço Veterinário Oficial de todos os estados brasileiros, dá mais um passo para a consolidação do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa – PNEFA, que culminará com a retirada da vacina contra febre aftosa em 2021. Para tanto, realizou nesta sexta-feira, dia 30, no Parque de Exposições de Esteio, no Rio Grande do Sul, o 1º Fórum Nacional de Febre Aftosa.
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa participou do evento com presença do diretor de Defesa Agropecuária, Sérgio Paulo Coelho, e do gerente de Sanidade Animal, Antônio do Amaral Leal. O Fórum reuniu também médicos veterinários do setor privado, dirigentes dos Conselhos de Medicina Veterinária dos estados, representantes de entidades do segmento pecuário nacional, bem como autoridades do Mapa e da Confederação Nacional da Agricultura – CNA.
A programação teve foco principalmente nas etapas de execução do PNEFA, de modo a criar as condições adequadas à retirada da vacina em 2021 e que o Brasil conquiste reconhecimento internacional de país livre da aftosa sem vacinação. Ao longo do dia, os participantes tiveram palestras como Contextualização do PNEFA – Importância da Participação do Setor Privado; Principais Desafios do PNEFA e Participação do Setor Privado nos Estados e nos blocos de estados definidos pelo Mapa e outros. Ao final aconteceram discussões, pronunciamentos de autoridades do Mapa e da CNA e elaborado documento conclusivo sobre o Fórum.
Mais informacões: (62) 3201-3546