Adesão ao Saúde na Escola é de 100% em Goiás
Os 246 municípios goianos se cadastraram no Programa Saúde na Escola com apoio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Ao todo, 2.634 escolas participarão do programa desenvolvido pela parceria entre o Ministério da Educação e Saúde, e que deverá alcançar 73.9161 alunos, em Goiás.
“Para atingirmos cem por cento dos municípios, monitoramos diariamente a adesão, mantendo contato e orientando as regionais de saúde e municípios”, comemorou a coordenadora de Saúde do Adolescente da SES-GO, a enfermeira Ana Maria Soares.
Dentre as escolas pactuadas, 2.083 foram as chamadas escolas prioritárias, que são todas as creches públicas e conveniadas dos municípios, as escolas do campo, as escolas com alunos em medida socioeducativas e também aquelas que têm pelo menos 50% dos alunos matriculados pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.
A enfermeira Ana Maria explicou que o PSE é uma estratégia de especial importância para os adolescentes, pois é dentro da escola que eles têm seu maior espaço de troca de experiências e onde grande parte de suas vivências e valores são construídos.
“Sexualidade, uso e abuso de álcool e drogas, prevenção de suicídio e automutilação, cultura da paz e não violência, perspectivas e projetos de vida com protagonismo juvenil são temas de atuação do programa, podendo ser de real impacto para a diminuição de vulnerabilidades desta faixa etária”, acrescentou Ana Maria.
Saúde na Escola
O Programa Saúde na Escola é acompanhado pela SES-GO, por meio da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais)/Gerência da Mulher, Criança e Adolescente/ Coordenação de Saúde do Adolescente. Ele trabalha o cenário de vulnerabilidade no qual os escolares estão inseridos.
A estratégia foi implantada para auxiliar o desenvolvimento de projetos que incorporem e integrem saúde e educação para um mesmo grupo de ações, atingindo toda a comunidade próxima à escola. Para que os objetivos do programa sejam atingidos, são utilizados diferentes meios, dentre eles a educação em saúde.
Foto: Divulgação Ministério da Saúde
Comunicação SES