Curso padroniza procedimentos fiscalizatórios e nivela conhecimento entre servidores da Semad
Iniciado, Curso Especializado de Fiscalização Ambiental para servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) prevê a padronização de procedimentos e o nivelamento de conhecimento entre os servidores. Os primeiros módulos, de um total de 14, foram repassados nesta primeira etapa, concluída nesta sexta-feira (19/02), de forma híbrida, ou seja, parte dos participantes presencialmente e outra remota, em respeito aos protocolos de combate e controle da pandemia.
Durante a abertura do curso a titular da Semad, Andréa Vulcanis, ressaltou que é preciso cada vez mais dar efetividade às políticas públicas de meio ambiente, responsáveis pela centralidade das ações. “Trabalhamos para que no mesmo Estado possam existir o desenvolvimento, produção, renda e, ao mesmo tempo, a conservação dos recursos naturais e clima”, pontuou a secretária ao convidar cada servidor para que evolua no processo de consciência das ações no serviço público.
A procuradora federal do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rita Pulner, responsável pela capacitação dos servidores nesses dois primeiros módulos, elogiou a iniciativa da Semad em promover esse tipo de reciclagem entre os profissionais e também a receptividade por parte dos participantes. “Fiquei surpresa com o interesse de todos, o que é muito importante para as ações de fiscalização no Estado”, frisou a palestrante, que é doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento.
O superintendente de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Semad, Robson Dizarz, ressaltou que o nivelamento de procedimentos e o somatório de conhecimento ajudam na defesa e proteção do meio ambiente. “Nesses primeiros módulos tratamos da legislação, lavratura de autos de infração, competências, entre outros”, citou, ao enfatizar que durante os próximos encontros serão abordados ainda temas práticos do ato de fiscalização.
Protocolos de Segurança
Quanto ao período crítico em relação à pandemia pelo novo coronavírus, o superintendente informou que a permanência dos servidores da Semad em local de formação obedeceu um rigoroso protocolo de segurança em relação à Covid-19. Assim, para diminuir riscos de contágio, o curso ocorreu com parte da turma presencial e outra virtual.
Em ambiente virtual, e de forma antecipada, foram disponibilizados links para que os inscritos pudessem ter acesso ao curso de forma remota. Robson Dizarz ressalta que durante o ano todas as equipes de fiscalização passarão pelo processo de atualização. Um dos objetivos é a continuidade ao processo de padronização dos procedimentos, que faz parte das etapas de modernização da Secretaria e do licenciamento ambiental em Goiás.
Fonte: Semad-GO