Cartilha orienta Grupos de Trabalho da Secretaria da Saúde

Disponibilizar ferramentas de gestão que promovam melhorias nas atividades dos Grupos de Trabalho da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (GT/SES-GO). Essa é a principal função da cartilha orientadora para uso de metodologias ativas e tecnologias em educação permanente em saúde, elaborada pela Superintendência da Escola de Saúde de Goiás. (SESG). 

A realização do projeto envolve a Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Sais), Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa) e a Comissão Intergestora Bipartite (CIB). “Somente dessa forma será possível ofertar momentos ricos de aprendizagem com potencial para gerar um impacto positivo na forma de trabalho dos membros de cada GT”, afirma Viviane Leonel Cassimiro, superintendente da Escola de Saúde de Goiás. 

Diante da complexidade dos processos de trabalho estabelecidos para os GTs, a SESG propôs a utilização de técnicas da Educação Permanente em Saúde (EPS) para articulação de políticas públicas de saúde. De forma geral, os GTs têm a finalidade de analisar, propor medidas e acompanhar os assuntos, projetos, programas e ferramentas de operacionalização das políticas públicas de saúde. Todos esses assuntos discutidos pelos GTs são pautas das CIBs – instância colegiada de articulação, negociação e pactuação consensual entre o gestor estadual e gestores municipais. 

A utilização de técnicas da educação permanente em saúde é uma forma de otimizar as reuniões e dar mais eficiência aos grupos de trabalho na busca de soluções para as demandas de saúde pública. “Aplicar um método que já tem eficácia comprovada dentro da nossa área de atuação é a forma mais segura de trilhar o caminho rumo ao fortalecimento da governança do Sistema Único de Saúde de Goiás”, explica a superintendente. 

A cartilha já está disponível no site da SES-GO e é direcionada aos quatro Grupos de Trabalho da secretaria: Atenção à Saúde, Vigilância em Saúde, Governança e Gestão. As metodologias ativas e técnicas sugeridas no documento estão sendo aplicadas desde janeiro, durante as reuniões mensais de cada GT.

Fonte: SES-GO

Banner Mobile

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo