Agrodefesa fará exames de Mormo e Peste Suína Clássica
O Laboratório de Análise e Diagnóstico Veterinário (LabVet) da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) vai iniciar em breve a realização de exames de Mormo para trânsito nacional e de Peste Suína Clássica, ambos pelo método ‘Elisa’. Será um passo fundamental do Serviço Veterinário Oficial do Governo de Goiás no atendimento aos criadores de cavalos e suínos e ao próprio serviço de defesa.
A solicitação para inclusão desses exames no escopo de ensaios já realizados atualmente pelo laboratório foi solicitada no âmbito da auditoria realizada recentemente por técnicos da Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), visando a manutenção da acreditação do LabVet. Na conclusão dos trabalhos, os auditores Marcelo Steinhagen e Edmilson Freitas incluíram no relatório a recomendação de manutenção da acreditação e a inclusão do novo escopo de ensaios.
Esta é a quarta vez que o LabVet passa por auditoria para manutenção da Acreditação conquistada em abril de 2016 para os diagnósticos de Anemia Infecciosa Equina, Mormo pela técnica de fixação de complemento e Brucelose. Segundo o gerente do LabVet, médico veterinário Rafael Costa Vieira, a manutenção do selo de acreditação do Inmetro para o laboratório da Agrodefesa significa outorgar a competência técnica da unidade, demonstrando que a instituição oferece a máxima confiança em seus serviços e prima pelo bom atendimento aos clientes.
Critérios
No processo de auditoria, o laboratório e toda a equipe de servidores foram avaliados em diversos quesitos, como, por exemplo, os registros referentes às técnicas empregadas nos ensaios, capacitação do pessoal, a calibração dos equipamentos, a validade dos reagentes, a rastreabilidade dos ensaios, os parâmetros de reprodutibilidade, a garantia de qualidade e a conformidade com a Norma ISO/IEC 17025:2017.
Vieira destaca que os resultados positivos e as novas conquistas do LabVet são decorrentes do apoio decisivo do Governo de Goiás, do empenho da presidência e da diretoria da Agrodefesa, do aporte financeiro proveniente de parceria com o Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás (Fundepec) e do comprometimento de toda a equipe de servidores que se empenha para a melhoria contínua do Sistema de Gestão de Qualidade.
Para a próxima auditoria, prevista para início de 2022, a Agrodefesa se prepara para solicitar a ampliação do escopo de ensaios, acrescentando a realização dos exames de Salmonela e Micoplasma, uma demanda crescente dos avicultores de Goiás que atualmente são obrigados a buscar outras unidades da Federação para realização desses exames, o que aumenta despesas e implica em demora nos resultados. Além disso, a Agência continuará atuando de forma a cumprir todas as recomendações da ISO, com o objetivo de manter as acreditações dos escopos já conquistados.
Foto: Agrodefesa
Agrodefesa – Governo de Goiás